terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Evangelho e Reflexão do dia 21 de dezembro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! «Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, aqui estou, outro dia mais. Confio que Tu, o Deus vivo, Te aproximas de mim e queres estar comigo. Colocas-Te à minha altura, para comigo caminhares. Que este seja um momento de encontro, de escuta, de amizade e de fé. Nas Tuas mãos me encontro, Senhor. 

PALAVRA DE DEUS

 Rezamos com o Evangelho de Lucas 1, 39-45. Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» 

 PISTAS DE ORAÇÃO 

“Maria pôs-se a caminho.” E eu? Onde e a quem me dirijo hoje? “E saudou Isabel.” Isabel e o seu filho, cheios de Espírito Santo, reagem à saudação de Maria e à presença de Jesus, cada um à sua maneira e conforme as suas possibilidades. Este encontro foi e é gerador de vida, de alegria transformadora, de esperança. Hoje, como estou? Como reajo aos encontros comigo mesmo, com os outros, com Deus? Como vivo a minha interioridade? Como transmito essa vida que há em mim? Maria pôs-se a caminho, não adiou, não se ficou pela sua segurança e conforto. Ao ver Maria, dou-me conta de que, por vezes, fico no meu cantinho, dou justificações e desculpas, fico parada. Porque fico, por vezes, parada sem avançar? E porque, tantas vezes, me ponho a caminho como Maria? Maria é um exemplo de fé, um exemplo de discípula. Jesus veio anunciar o Reino de Deus e este anúncio foi e é continuado pelos discípulos. E eu, como batizada, como anuncio? Onde e a quem anuncio? A minha vida é realmente a de discípula missionária, que anuncia a Cristo no meio do mundo, família, trabalho, escola…? 

 ORAÇÃO FINAL 

Que neste dia, Senhor, o meu coração se possa abrir à iniciativa fecunda do Espírito e dar graças a Deus por este tempo de Natal. É um tempo de alegria e paz porque o nosso Deus, através de Jesus, nos tornou a todos irmãos e filhos de um só Pai. Que, como Tu, Maria, possamos levar Jesus a todos os que nos rodeiam, ao nosso quotidiano. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário