quinta-feira, 15 de julho de 2021

Liturgia e reflexão do dia 15 de julho de 2021

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! «Sou manso e humilde de coração» 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor… Como estás? Passaste bem? Gostaria tanto de Te ouvir, de escutar tudo o que acontece Contigo e com os meus irmãos. Hoje, quero estar junto de Ti, como a nossa Mãe, e ser capaz de Te reconhecer, de Te cantar um cântico novo (Sal 33,3). Sei muito bem que Tu tens sobre mim um olhar renovado. Obrigada por tudo o que me dás. 

PALAVRA DE DEUS 

Rezamos Mateus 11, 28-30. «Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o Meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o Meu jugo é suave e a Minha carga é leve». 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Quanta ternura e preocupação encontro nestas palavras! Tentei ver como é que Tu estás e és Tu quem está preocupado connosco. Exclamas o desejo mais profundo que há no Teu coração num convite que é surpreendente: chamas a encontrarem-se Contigo os cansados, os oprimidos por uma vida difícil, pessoas com tantas necessidades, os que se sentem ultrapassados por situações difíceis; os que sentimos tanto ‘stress’, que até sofremos ataques de pânico, de ira ou de tristeza. Chamas todos, até aqueles que já perderam o sentido para trabalhar, para estudar, para acreditar, para continuar a orar, para crer e esperar. E, no meio de tudo isto, ofereces uma promessa: “Eu vos aliviarei”. Prometes que, em Ti, encontraremos repouso e alívio. O Teu convite é dirigido de forma imperativa: «Vinde a mim», «Tomai o Meu jugo», «Aprendei de Mim». “Vinde a Mim!” – “Quem te criou sem ti, não te salvará sem ti” (Santo Agostinho). Não podemos ficar só à espera que o Senhor faça: precisamos pôr-nos de pé, levantarmo-nos, deixar o nosso cantinho; caminhar, olhar para o alto, falar, não guardar as coisas dentro de nós, deixar de engolir tanta coisa; atrevermo-nos a descobrir que Jesus orienta o nosso caminho. É Ele esse caminho que nos vai conduzir à verdade, à vida, à alegria e à paz que tanto esperamos e desejamos. “Tomai o Meu jugo!” – Eu sei, Senhor, que não estás a querer impor-me nada; mas é certo que estás a propor-me tomar o Teu jugo, ou seja, acreditar em Ti, confiar em Ti, nas Tuas palavras, na Tua forma de pensar, de agir, de sentir, de olhar sobre a vida, sobre as situações que vivemos. Tomar o Teu jugo é atrever-me a ir mais longe. “Aprendei de Mim!” – Jesus, que imperativo é este? Aprender de Ti… Não queres obrigar-me a nada: queres que aprenda, que descubra, que experimente. Aprender implica abertura, mas também correspondência, diálogo, pergunta, interpelação. Quando queres que aprenda de Ti estás a convidar-me a ser criativo e participativo neste caminho. 

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, peço-Te: dá-me um coração como o das crianças – simples, aberto, confiante. E capacita a minha mente para se deixar surpreender por Ti! Amém

Sem comentários:

Enviar um comentário