terça-feira, 20 de julho de 2021

Evangelho e reflexão do dia 20 de julho de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! «Quem é a Minha mãe e quem são os Meus irmãos?» 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Jesus! Como estás? Agradeço-Te por estares em nós e connosco a cada momento. Bem hajas porque o Teu Amor é para todos, não existe ninguém que fique de fora, somos todos uma família, ainda que nem sempre consigamos reconhecer e viver dessa forma. Ajuda-nos a estar atentos a Ti e àquilo que nos queres dizer hoje, particularmente. 

PALAVRA DE DEUS

 Falas-nos no Evangelho de São Mateus 12, 46-50: 

Estava Ele ainda a falar à multidão, quando apareceram Sua mãe e Seus irmãos, que, do lado de fora, procuravam falar-Lhe. Disse-Lhe alguém: «A Tua mãe e os teus irmãos estão lá fora e querem falar-Te.» Jesus respondeu ao que Lhe falara: «Quem é a Minha mãe e quem são os Meus irmãos?» E, indicando com a mão os discípulos, acrescentou: «Aí estão Minha mãe e Meus irmãos; pois, todo aquele que fizer a vontade de Meu Pai que está no Céu, esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe.» 

 PISTAS

 Ao princípio, esta leitura pareceu-me invulgar, contrastante, excêntrica face ao ser/fazer de Jesus. Quando alguém pede algo a Jesus, normalmente, existe sempre uma disponibilidade da Sua parte de ir ao encontro de todos, de dialogar sempre. Porque é que nesta situação não foi assim? Coloquemo-nos no contexto em que Jesus se encontrava. Esta apresentação, da Sua mãe e irmãos, como terá ressoado em Jesus? Será que os de casa queriam tratamento especial? Jesus pretenderia continuar a falar à multidão? Teria apenas a intenção que os de casa se juntassem à multidão ou também que a multidão se juntasse aos de casa? Ninguém está de fora, todos são uma família. Os pais e irmãos são aqueles que fazem a vontade do Pai, que procuram amar, saindo de si e acolhendo os outros, sem distinção nem julgamentos. Por vezes, acontece-nos algo semelhante, quando estamos em casa ou fora, e todos querem falar connosco naquele segundo, querem pedir algo diferente, mas só conseguimos dar atenção a um de cada vez. No entanto, não atendemos à ordem, porque é difícil avaliar quem falou primeiro e gera-se uma grande confusão. Ninguém quer esperar porque considera que o seu pedido é mais importante. Nestas alturas, especialmente com os que nos são próximos, é preciso esclarecer que não há preferências. No caso concreto das minhas filhas, que são amadas igualmente. No fundo, todos somos carentes. Muitas vezes, também somos aqueles que querem atenção. Creio que Jesus também pede que nos abramos, que alarguemos o nosso conceito de família. Realmente tenho a agradecer pois tenho outros irmãos, não de sangue, com quem experimento uma amizade. E Jesus continua a chamar-nos a uma maior abertura.

 ORAÇÃO FINAL

 Do fundo do coração, agradeço-Te, Pai, porque todos somos verdadeiramente amados e especiais para Ti. Ensina-nos a deixar-nos amar e a amar de verdade. É bom reconhecer, Jesus, a tua imensa liberdade para falar e explicar a fraternidade. A procurar tornar possível a inclusão e o desenvolvimento de todos. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário