quinta-feira, 8 de julho de 2021

EVANGELHO E REFLEXÃO DO DIA 8 de julho de 2021

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! «Recebestes de graça; dai de graça» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Meu Senhor e Meu Deus! Sou reconhecida por Te ter gratuitamente! Nada fiz para o merecer! Que este bocadinho na Tua companhia constitua parte da minha gratidão! 

 PALAVRA DE DEUS

Hoje, a conversa emerge do Evangelho de Mateus 10, 7-15: 

Naquele tempo, disse Jesus aos seus Apóstolos: «Ide e proclamai que está próximo o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça; dai de graça. Não adquirais ouro, prata ou cobre, para guardardes nas vossas bolsas; nem alforge para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem cajado; porque o trabalhador merece o seu sustento. Quando entrardes em alguma cidade ou aldeia, procurai saber de alguém que seja digno e ficai em sua casa até partirdes daquele lugar. Ao entrardes na casa, saudai-a, e se for digna, desça a vossa paz sobre ela; mas se não for digna, volte para vós a vossa paz. Se alguém não vos receber nem ouvir as vossas palavras, saí dessa casa ou dessa cidade e sacudi o pó dos vossos pés. Em verdade vos digo que haverá mais tolerância, no dia do Juízo, para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade».

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Hoje, és claramente Tu, Senhor, quem me dá pistas a mim! Durante algum tempo acolhi o imperativo que atravessa toda esta Tua conversa como uma ordem, e coloquei a tónica no “Ide e proclamai”. Agora, olhando o contexto e a realidade que vivo, o meu entendimento abriu-se ao que creio ser o centro. O que me dizes é que curar, ressuscitar, sarar e expulsar são em si mesmo a proclamação do amor! E é muito belo, Senhor! Só o amor cura o meu coração atrofiado; só o amor ressuscita dos túmulos onde insisto permanecer; só o amor sara e limpa as feridas existenciais que transporto; só o amor tem força para lutar, vencer e expulsar tantos inquilinos interiores que me habitam! E é na medida em que creio na força do amor, e me deixo transformar por ele, que Te dou a conhecer, Senhor, tão próximo, tão íntimo de cada um de nós! O imperativo, a súplica que neste dia me fazes é simplesmente para não me perder em acessórios mas para dar o que antecipadamente recebi de Ti porque se não o faço não sou coerente com a minha própria natureza: ser Tua filha. 

ORAÇÃO FINAL 

Meu Senhor, que impere em mim o Teu jeito, a Tua forma de ser e de estar, a Tua graça, para que em tudo e em todos eu possa estar focada no amor gratuito, nesse Amor que me ofereces em cada segundo de vida! Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário