segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sagrada Família na Cidade da Praia

No dia 30 de dezembro a paróquia de Nossa Senhora do Socorro - Achada S. António recebeu a missa de comemoração da festa da Sagrada Família, no Salão Paroquial, às 18 horas e 30 minutos.
A missa foi celebrada pelo bispo da diocese de Santiago, D.Arlindo Furtado e contou com a presença de famílias de todas  as paróquias da Praia - N.Sra da Graça, N. Sra da Imaculada Conceição, N. Sra do Socorro e S. Filipe Apóstolo.
Da sua homilia o sr. bispo destacou  o papel da família como célula da sociedade e que muitos pais que deixam os filhos aos cuidados dos avós e esses pais - com pouca responsabilidade na sua educação - como serão eles quando forem avós, já que, como afirmou muitos adultos com comportamentos de criança, como é que os filhos poderão ver neles uma referência quando crescerem?
Na oportunidade, Dom Arlindo Furtado exortou as famílias Católicas mas todas as cabo-verdianas a viverem o amor na plenitude, na entrega, na concórdia e na proximidade. Dom Arlindo mostrou-se preocupado com o facto de continuar a existir famílias monoparentais, onde a ausência do pai e ou da mãe cria constrangimentos na educação dos filhos.
O prelado lamentou o facto de muitas crianças serem educadas por famílias substitutas e disse que serão sempre substitutas. Por outro lado, Dom Arlindo lamentou o facto de muitos pais se esconderem no álcool não trazendo melhores exemplos para os filhos. E aproveitou para referir que é preciso que “alguns "adultos tenham juízo” não comportando como crianças.
O desemprego, a falta de ocupação, apenas para citar estes, foram outros constrangimentos que o Bispo citou como factores de desestruturação da família que deve encontrar na Sagrada Família de Nazaré um exemplo, uma referência.
“Maria e José estiveram em todas as etapas de Jesus”, lembrou Dom Arlindo, para quem este é um exemplo claro de que as famílias, sobretudo mães e pais devem olhar para os filhos e ser-lhes exemplos. Por fim fez um apelo a todos os pais, governantes e sociedade civil que tenham uma família modelo que sirva de exemplo para os nossos jovens. Ao longo da festa da Família, com o Salão a abarrotar de gente, o Bispo implorou a bênção de Sagrada Família sobre cada uma e pediu Paz no Mundo. Desejou, ainda, que 2012 seja um ano de muitas felicidades para cada família da Diocese, do País e do Mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário