quinta-feira, 23 de junho de 2022

Palavra de Deus e sua Reflexão no dia 23 de junho de 2022

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! “A nós é que foi dirigida a palavra de salvação“ 

 ORAÇÃO INICIAL 

Hoje agradecemos e celebramos o nascimento de São João Baptista. Senhor, que a sua vida, a sua entrega e o seu desprendimento, nos ajudem a resgatar a nossa vida, para uma vida com sentido, para uma vida plena.

 PALAVRA DE DEUS

 Hoje rezamos com a leitura dos Atos dos Apóstolos 13, 22-26: Naqueles dias, Paulo falou deste modo: «Deus concedeu aos filhos de Israel, David como rei, de quem deu este testemunho: ‘Encontrei David, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará sempre a minha vontade’. Da sua descendência, como prometera, Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel. João tinha proclamado, antes da sua vinda, um batismo de penitência a todo o povo de Israel. Prestes a terminar a sua carreira, João dizia: ‘Eu não sou quem julgais; mas depois de mim, vai chegar Alguém, a quem eu não sou digno de desatar as sandálias dos seus pés’. Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que temeis a Deus: a nós é que foi dirigida esta palavra de salvação». 

PISTAS DE ORAÇÃO

Nesta leitura, Paulo faz um enquadramento histórico da vida de Jesus como o culminar de um longo processo de preparação, guiado pela Mão de Deus, ao longo de várias gerações do povo de Israel. Tudo quanto aconteceu estava escrito, mas nem assim os homens acreditavam. Nós, porém, temos hoje acesso fácil à bíblia, com as mesmas profecias, os evangelhos e os atos dos apóstolos, relatos do que aconteceu, da vida de Jesus, com testemunhos de quem viveu com Jesus. Ainda assim, a nossa Fé hesita. Uns dias sentimos a sua força, logo nos distraímos, adoramos outros deuses, sentimo-nos suficientes e a nossa Fé encolhe-se. Mesmo sabendo que já várias vezes Deus veio em meu auxílio e, em alguns casos, creio mesmo que me tenha salvado a vida, parece que a minha Fé tarda em ganhar força. Como sinto, hoje, a minha Fé? Há algum tempo atrás, esta dinâmica seria para mim motivo de desânimo e de autocensura. Felizmente, Deus, que é Amor, transcende a lógica dos homens. Deus ama-nos profundamente sabendo que sozinhos nada podemos, que somos imperfeitos, que temos falhas e desvios. Deus sabe o que vai no nosso coração e sabe o esforço que fazemos para nos levantarmos e continuarmos. Assim caminhamos, abraçando e amando o que nos é dado em cada dia, os encontros, as curvas, o sol, a chuva, as gargalhadas, as tristezas, os abraços e o canto dos pássaros. Passo a passo, vamo-nos entregando e descobrindo a pessoa única que somos, reconhecendo em nós um filho muito amado de Deus.

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, ajuda-me a reconciliar-me comigo, a ter o coração em paz, livre, onde te posso escutar, para que a minha luz possa também iluminar o caminho do outro. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário