segunda-feira, 13 de junho de 2022

Palavra de Deus e sua reflexão, 13 de junho de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! «Não oponhais resistência ao mau» 

 ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Jesus! Hoje é dia de Santo António, um santo tão querido dos portugueses. Obrigada pela sua vida e exemplo e pela sua intercessão pelo povo português! 

 PALAVRA DE DEUS

 Reconheço que, em tempos de violência e injustiça como os atuais, as leituras de hoje me chocaram. Num tempo tão difícil como o que estamos a viver, não me foi fácil ver na Palavra de Deus do Livro dos Reis (1a Réis 21, 1-16) a crueza da impunidade, perante a perversão das instituições e a morte violenta do inocente. Parece uma primeira página de um jornal importante dos nossos dias… Passei ao Evangelho e o impacto não foi menor. O Evangelho de Mateus 5,38-42 é tremendo: Diz-nos Jesus: «Ouvistes o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, digo-vos: Não oponhais resistência ao mau. Mas, se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. Se alguém quiser litigar contigo para te tirar a túnica, dá-lhe também a capa. E se alguém te obrigar a acompanhá-lo durante uma milha, caminha com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas a quem te pedir emprestado.» 

 PISTAS DE ORAÇÃO 

O que é que Jesus nós está a dizer? O que que é que a Igreja, escolhendo estas leituras neste dia tão importante em Lisboa, nos quer dizer? Não posso nem quero «dourar» o que nos é dito. Não quero dar o dito por não dito! O que é certo é que a violência cria mais violência e o que fez Jesus foi vencer o mal com o bem. O mal não tem a última Palavra em Deus. O Pai e o Espírito ressuscitaram Jesus, o inocente violentamente morto, do coração da morte. Esta é a resposta de Deus Pai, de Jesus! Entrar nesta dimensão precisa de fé, de muito Espírito Santo e de muita coragem. Possivelmente a Igreja quis-nos dizer que Santo António pode, com certeza, ensinar-nos alguma coisa sobre isso. ORAÇÃO FINAL Querido Santo António, ajuda-nos a acreditar que aquilo que Jesus nos diz é verdade! Ensina-nos os caminhos da não-violência! Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário