quinta-feira, 16 de junho de 2022

EVANGELHO E REFLEXÃO DO DIA 16 DE JUNHO DE 2022

Santa e abençoada quinta-feira para todos!!!

 SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, hoje celebramos o dia em que “inventaste” a Eucaristia! Que saibamos agradecer por nos teres deixado este meio tão bonito de encontro Contigo e com a comunidade. 

PALAVRA DE DEUS 

Rezamos Lucas 9, 11-17. Estava Jesus a falar à multidão sobre o reino de Deus e a curar aqueles que necessitavam. O dia começava a declinar. Os Doze aproximaram-se e disseram-Lhe: «Manda embora a multidão (…)». Disse-lhes Jesus: «Dai-lhes vós de comer». Mas eles responderam: «Não temos senão cinco pães e dois peixes... Só se formos nós mesmos comprar comida para todo este povo». Eram de facto uns cinco mil homens. Disse Jesus: «Mandai-os sentar por grupos de cinquenta». Assim fizeram e todos se sentaram. Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e pronunciou sobre eles a bênção. Depois partiu-os e deu-os aos discípulos, para eles os distribuírem pela multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e ainda recolheram doze cestos dos pedaços que sobraram. 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Neste episódio do Evangelho, Jesus procurava um lugar sossegado para Ele e para os discípulos, depois de um dia de missão. Perante a multidão que os seguia, Jesus acolheu-a e pôs-se a falar do reino de Deus. Assim quando vamos à Eucaristia, vamos ao Seu encontro, e Ele, como nesta passagem, acolhe-nos e começa a falar-nos do Reino de Deus. Senhor, que possamos sempre experimentar-nos acolhidos por Ti, integralmente, quando vamos à Eucaristia! Como diz o Papa Francisco, a Eucaristia não é um prémio: é um dom; és Tu que Te dás e vens a cada um incondicionalmente. Além do acolhimento, a Eucaristia é também local onde Jesus nos alimenta, sacia a nossa fome de vida, de sentido, de amar bem e de sermos amados. A forma como Jesus alimenta não é etérea: é através de pessoas. Nesta leitura, foi através dos bocados de pão e de peixe que os discípulos recolheram, mas pode ser de tantas outras formas… Na Eucaristia e na vida Jesus manifesta-Se através dos gestos de cada um. Os nossos gestos e atitudes são indispensáveis para que o Senhor possa chegar aos outros. Toca-me que Jesus tome os alimentos que os discípulos levaram e os abençoe. É para mim sinal de que na Eucaristia devemos levar o que temos, as nossas lutas, os nossos fracassos e conquistas, e que os entreguemos ao Senhor: Ele o há-de multiplicar e fazer dar fruto.

 ORAÇÃO FINAL

 Que neste dia da Eucaristia vivamos confiantes que a Tua presença em nós nos vai transformando e alimentando na procura do bem maior e de sermos à Tua imagem e semelhança. Que possas também saciar e alimentar todos aqueles direta e indirectamente afetados pela guerra. Que a celebração da Eucaristia inspire aqueles que podem construir a paz. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário