terça-feira, 21 de junho de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 21 de junho de 2022

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! «Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles» 

ORAÇÃO INICIAL

 Disponho-me a colocar-me na presença de Deus, aqui e agora. Procuro fazer silêncio interior e escutar a Palavra que Deus tem para mim. Senhor, faz-me consciente do Espírito de Deus que me habita e que reza em mim, do caminho que me ofereces e queres percorrer comigo. PALAVRA DE DEUS

 

 Hoje rezamos Mateus 7, 6.12-14. Disse Jesus aos discípulos: «Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis aos porcos as vossas pérolas, não vão eles calcá-las aos pés e voltar-se para vos despedaçarem. Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles, pois nisto consiste a Lei e os Profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição e muitos são os que seguem por eles. Como é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida e como são poucos aqueles que os encontram!» 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 “Tudo quanto quiserdes que os homens vos façam fazei-o também a eles”. Chama-me a atenção esta frase estar na positiva e não na forma negativa, como tantas vezes ouvimos. Parece-me que Deus Se delicia com quem dá com alegria, não de uma forma implicitamente imposta, mas como uma possibilidade escolhida com toda a liberdade. Aceitar o desafio de Jesus é aceitar a salvação que Ele nos oferece. Jesus explica-nos que à salvação não se chega por caminhos espaçosos e cómodos (como nós tantas vezes preferimos), mas pela porta estreita. Estreita porque o nosso Deus é um crucificado e é Ele a porta. Onde me leva essa porta? À vida, a um caminho estreito que Jesus quer fazer connosco quando Ele próprio Se faz caminho de amor e salvação. Numa viagem, normalmente, ficamos com os nossos horizontes mais dilatados: paisagens novas, pessoas diferentes, cheiros desconhecidos… As dificuldades e o cansaço, inerentes a todos os caminhos, podem ser uma tentação para desistir. Mas podem ser, também, uma oportunidade de crescer, conhecer melhor os detalhes, a novidade e acolher a vida. Todos somos chamados a seguir Cristo no Seu caminho de confiança no Pai, de acolhimento do Espírito Santo e de amor a todos os irmãos. Em quem coloco a minha confiança? Em mim ou em Jesus? Como tem sido o meu caminho com Jesus? Como tenho ultrapassado as dificuldades que vou encontrando, dia a dia? 

 ORAÇÃO FINAL

 Que, hoje, eu possa estar aberta ao desafio de, Contigo, ser capaz de ultrapassar limites e dificuldades, de ir mais para além do que a minha visão me dá para observar. Ajuda-me, Senhor, a colocar perante Ti, com toda a confiança, os meus planos e projetos, as minhas atividades e trabalhos. Tudo quero pôr nas Tuas mãos, Senhor, e desejo avançar, sempre, Contigo. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário