sexta-feira, 6 de maio de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 6 de maio de 2022

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! «A Minha carne é verdadeira comida, o Meu sangue é verdadeira bebida» 

 ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Jesus! Quero descansar na Tua companhia e começar o dia Contigo! 

PALAVRA DE DEUS

 Hoje, o Evangelho é João 6, 52-59. Os judeus discutiam entre si: «Como pode Jesus dar-nos a Sua carne a comer?». Então Jesus disse-lhes: «Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia. A Minha carne é verdadeira comida e o Meu sangue é verdadeira bebida. Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue permanece em Mim e Eu nele. Assim como o Pai, que vive, Me enviou e Eu vivo pelo Pai, também aquele que Me come viverá por Mim. Este é o pão que desceu do Céu; não é como o dos vossos pais, que o comeram e morreram: quem comer deste pão viverá eternamente». Assim falou Jesus, ao ensinar numa sinagoga, em Cafarnaum. 

PISTAS DE ORAÇÃO

 É tão difícil perceber o que queres dizer neste discurso, Jesus! Aos nossos olhos, fica mais fácil, porque a Igreja já desvendou pelo menos parte do mistério eucarístico; mas, pondo-me no lugar destes judeus que Te escutavam, consigo entender a sua confusão e o facto de não conseguirem sequer vislumbrar o que estavas a dizer. Faz-me pensar na quantidade de vezes em que tentaste transmitir a Tua mensagem… Como Te deves ter sentido muito incompreendido e incapaz de explicar o inexplicável!... Faz-me pensar que somos rápidos a julgar quem não Te compreendia, como se estas pessoas tivessem todos os dados que temos agora. Obrigado pela Tua paciência, obrigado por aceitares quando não somos capazes de assimilar tudo, quando não somos capazes de perceber o amor. Esta Páscoa, tenho-me sentido especialmente sensível aos intentos frustrados. Neste mundo de resultados e sucessos, damos pouco espaço para valorizar as intenções. Quero acreditar que, no meio da nossa limitação, pobreza e pequenez, Tu olhas com bondade para as nossas tentativas, mesmo aquelas que saíram frustradas. Não sei se o inferno está cheio de boas intenções, duvido muito… Mas sei que, quando desejo alguma coisa boa e me lanço a ela, mesmo que o resultado não seja estrondoso, Tu valorizas e acolhes. És capaz de ver a nossa nobreza no coração, quando tentamos algo em Teu nome! Obrigado também pela Tua entrega e permanência neste mundo, por Te dares como pão e vinho, para que possamos alimentar-nos a cada dia.

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, quero agradecer-Te por não baixares a fasquia, por nos confrontares com o mistério, mesmo quando não somos capazes de o compreender. Obrigado por entregares o Grande ao pequeno. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário