quarta-feira, 4 de maio de 2022

Evangelho e reflexão do dia 4 de maio de 2022

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! Viver saciados 

ORAÇÃO INICIAL

 Jesus Ressuscitado, sempre capaz de nos surpreender positivamente, inunda-nos com o Teu Espírito e sacia a nossa fome de fraternidade! 

 PALAVRA DE DEUS 

Hoje fazes-Te alimento no Evangelho de João (Jo 6, 35-40): Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Eu sou o pão da vida: Quem vem a Mim nunca mais terá fome e quem acredita em Mim nunca mais terá sede. No entanto, como vos disse, ‘embora tivésseis visto, não acreditais’. Todos aqueles que o Pai Me dá virão a Mim e àqueles que vêm a Mim não os rejeitarei, porque desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou. E a vontade d’Aquele que Me enviou é esta: que Eu não perca nenhum dos que Ele Me deu, mas os ressuscite no último dia. De facto, é esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e acredita n’Ele tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia». 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 É um enorme privilégio que ciclicamente possamos viver o tempo Pascal, pois facilmente nos esquecemos da Vida e do Amor divinos que são postos à nossa disposição, através do Espírito de Jesus vivo e presente, para sempre, no meio de nós. Embrenhados no quotidiano e arrastados pelas inúmeras solicitações e pressas, vivemos na zona da rebentação das ondas em “modo de sobrevivência”; aqui, quem comanda a nossa vida é o nosso ego, aflito, necessitado, carente… Por isso, vivemos a capturar, a conquistar o que nos falta: tempo, aprovação, gratificação, tranquilidade… Vivemos zangados com as partes da realidade e dos outros que, ao invés de nos dar o que desejamos (e até licitamente necessitamos), parecem vir roubar-nos o pouco que temos. Ficamos loucos com os imprevistos, com “as areias na engrenagem” do crescimento dos filhos, com as faltas de delicadeza e atenção nas nossas relações de pares. Quando conseguimos olhar para fora de nós, pouco mais vemos do que outros a tentar sobreviver. Sentimo-nos pequenos e impotentes. Teremos de mudar de vida ? Esta é a tentação frequente, acreditarmos que a solução seria mudar de filhos, de marido, de trabalho; mudar-nos a nós mesmos e deixar de ter o defeito a ou b no qual caímos uma e outra vez; a solução estaria num planeta onde não houvesse pandemia, guerra… rebentação de ondas. Teremos de mudar de vida ou será que podemos viver a vida real, de outro modo? Talvez o descobríssemos se arriscássemos, na rebentação das ondas, mergulhar fundo em vez de vir à superfície para sobreviver. Hoje mergulhar fundo pode ser parar, fazer silêncio por dentro e por fora: desligar TV, música, notificações. Desacelerar. Parar. Acolher a vida como dom. Dou-me conta de que não estou só? Jesus Ressuscitado, o Teu Espírito está aqui, comigo, em mim, disponível. Que tens para dar? Que posso aprender conTigo? «Eu sou o pão da vida: Quem vem a Mim nunca mais terá fome e quem acredita em Mim nunca mais terá sede.» Jesus, colocas-Te à nossa disposição como o alimento para viver SACIADOS, sempre. Viver saciados sem nada exigir, sem nada rejeitar. Viver saciados: faça chuva ou faça sol, em tempos de guerra ou de paz, na saúde ou na doença… sempre?! Como será isso possível?? Jesus, Tu continuas e dizes: «àqueles que vêm a Mim não os rejeitarei, porque desci do Céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade d’Aquele que Me enviou». Entendo nestas Tuas palavras que vives saciado e, por isso, disponível para acolher os outros e a realidade sem nada rejeitar ou excluir. Vives saciado e, portanto, não vives em “modo de sobrevivência”; por isso tens espaço em Ti para o Outro, para os outros, para a vida tal como é. Vives saciado, Jesus, porque Te sabes seguro e nos sabes seguros no Pai. Vejo-o quando afirmas por duas vezes: «é esta a vontade de meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e acredita n’Ele tenha a vida eterna». Seja qual for a tribulação ou contexto, a certeza na qual podemos alicerçar-nos é que o Pai quer e pode dar-nos da Sua Vida e do Seu Amor. Derrubados mas não vencidos porque, nas nossas vidas, Tu e o Pai podem ter a última palavra. Da nossa parte basta mergulhar fundo e ir ao Vosso encontro. A oferta é grátis e eterna! 

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, a Tua Vida e o Teu Amor são eternos, assim como os do Pai. Que bom que nos querem e nos podem fazer participar deles!! Que bom que está ao nosso alcance viver saciados!! Que bom porque, desse modo, teremos pão para partilhar. Atrai-nos para Ti, Senhor! Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário