terça-feira, 3 de maio de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 3 de maio de 2022

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!!  

 São Filipe e São Tiago, Apóstolos - FESTA «Há tanto tempo estou convosco…»   

ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, que todos os anos nos alegras com a festa dos apóstolos Filipe e Tiago, concede-nos, por sua intercessão, que sejamos associados à Tua Paixão e Ressurreição, para chegarmos, um dia, à contemplação da Tua glória. (oração coleta) 

  PALAVRA DE DEUS 

Rezamos hoje com um texto de João, alguém que fala dos amigos, porque conheceu de perto Jesus, Filipe e Tiago - João 14, 6-14. 

Disse Jesus: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida: ninguém vai ao Pai senão por Mim. Se Me conhecêsseis, conheceríeis também o Meu Pai. Mas agora já O conheceis e já O vistes». Disse-Lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isto nos basta». Respondeu-lhe Jesus: «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces, Filipe? Quem Me vê, vê o Pai. Como podes dizer: ‘Mostra-nos o Pai’? Não acreditas que Eu estou no Pai e o Pai está em Mim? As palavras que vos digo, não as digo por Mim, mas é o Pai, permanecendo em Mim, que faz as obras. Acreditai-Me: Eu estou no Pai e o Pai está em Mim. Acreditai ao menos pelas Minhas obras. Em verdade, vos digo: quem acredita em Mim, fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores, porque Eu vou para o Pai. E tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu a farei».  

 PISTAS DE ORAÇÃO

 «Eu sou o caminho, a verdade e a vida». Quantas vezes já me disseste isto, Senhor?... Quantas vezes me mostraste, nos acontecimentos da vida ou nos momentos de intimidade Contigo, que só em Ti me descubro conhecida e amada, só em Ti encontro o caminho que desejo percorrer, a verdade em que acredito e a vida de que sonho desfrutar e partilhar com muitos?  Porque Te peço, ainda, como Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai…» Imagino que me olhas entristecido, talvez desiludido, como Te terás sentido face a Filipe… Voltas a repetir-me (não Te cansas…) «Há tanto tempo estou convosco e não Me conheces?» E pedes, insistentemente, fazendo-me olhar o que me rodeia, o que trago, fundo, no coração, e a nossa história comum: «Acredita ao menos pelas Minhas obras». Concede-nos o dom de uma fé enorme, Senhor, que nos faça acreditar sempre, desassombradamente, no que nos dizes: «quem acredita em Mim fará também as obras que Eu faço e fará obras ainda maiores».  

 ORAÇÃO FINAL

 Mãe, não sei se ouviste este diálogo, se João To terá contado, depois. Mas sei que Tu foste feliz porque acreditaste em tudo o que Deus diz, tudo isso em que já tinhas acreditado, desde antes de Jesus nascer em Ti. Dá-nos a Tua fé, Maria! E dá-nos a paz que Te pedimos. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário