sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Evangelho e reflexão do dia 25 de fevereiro de 2022

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! “Não vos queixeis uns dos outros” 

ORAÇÃO INICIAL

 Está a chover. Ouço os pingos da chuva cair no chão à frente da minha janela. E na árvore aqui ao lado, os pássaros cantam em concerto, como que anunciando de antemão a fecundidade que da terra brotará. Deixo-me empapar por este cenário e lentamente acalmo as pressas e o ruído em mim. E agradeço a natureza e a sua forma tão simples de me ensinar a rezar. Senhor, nos próximos minutos, chove sobre mim. 

 PALAVRA DE DEUS 

Rezo com a primeira leitura de hoje, Tg 5, 9-12: Irmãos: Não vos queixeis uns dos outros, a fim de não serdes julgados. Eis que o Juiz está à porta. Irmãos, tomai como exemplos de sofrimento e de paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Nós proclamamos felizes aqueles que foram perseverantes. Ouvistes falar da perseverança de Job e sabeis qual o fim que o Senhor lhe concedeu, porque o Senhor é compassivo e misericordioso. Sobretudo, irmãos, não jureis nem pelo céu nem pela terra, nem por qualquer outra coisa. Seja «sim» o vosso sim e «não» o vosso não, para não vos expordes ao julgamento. 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Gosto muito da carta de São Tiago, por ser um texto profundamente pastoral e muito pragmático. Hoje, tocou-me muito este pedido sincero do apóstolo: “Irmãos, não vos queixeis uns dos outros”. Grande parte do meu dia é passado a escutar pessoas. Efetivamente, fico surpreendida com a quantidade de tempo que gastamos a falar dos outros e nomeadamente a queixar-nos deles. Creio que não somos conscientes disso. Mas se trouxéssemos no pulso um relógio que medisse não apenas os nossos passos mas também o tempo que passamos a queixar-nos dos outros, talvez ficássemos surpreendidos. É sempre mais fácil falar dos outros do que de nós próprios. E quando surge na nossa semana um conflito, um desencontro, uma rivalidade, é quase certo que a nossa primeira atitude é reclamarmos do outro, da sua forma de ser de pensar ou de amar tão distinta da nossa. Mas porque razão não nos questionamos mais sobre nós próprios? Porque é que o problema está quase sempre no outro e não em nós? Há poucos dias atrás tive a graça de me aperceber desta tendência em mim. Depois de uma reação minha mais intempestiva, apercebi-me claramente que o problema não estava no outro, mas dentro de mim. E aquilo que me pareceu primeiramente uma dificuldade, tornou-se a oportunidade de uma grande viagem por dentro de mim, onde a pouco e pouco me vou conhecendo melhor e aceitando tantas sombras que existem também no meu interior. 

ORAÇÃO FINAL

 Jesus, Tu que assumiste a condição humana e conheces tão bem o barro de que somos feitos, livra-me deste medo de olhar de frente para tudo isso que repousa no meu interior. Ajuda-me a deixar-me abraçar por Ti aí, precisamente aí. Que eu pare de me queixar dos outros e comece decididamente este trabalho de reconciliação dentro de mim. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário