segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Leitura e reflexão da Palavra de Deus 7 de fevereiro de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! «Pelas suas chagas fomos curados» 

 ORAÇÃO INICIAL

  O culto das Cinco Chagas do Senhor, isto é, as feridas que Cristo recebeu na cruz e manifestou aos Apóstolos depois da ressurreição, foi sempre uma devoção muito viva entre os portugueses, desde os começos da nacionalidade. Nas próprias armas da bandeira nacional estão as Chagas de Cristo. Assim, no seculo XVIII foi concedida a Portugal uma festa particular, que ultimamente veio a ser fixada neste dia 7 de fevereiro. Bom dia, querido Amigo! Obrigada pelo Teu amor por nós, que foi até ao extremo. Desculpa toda a crueldade de que somos capazes, quando nos desumanizamos… 

PALAVRA DE DEUS

 Hoje, por ser o dia que é, contemplamos a Paixão de Jesus, como foi relatada séculos antes de acontecer pelo Profeta Isaías (Is 53, 1-10): Quem acreditou no que ouvimos dizer? A quem se revelou o braço do Senhor? O meu servo cresceu diante do Senhor como um rebento, como raiz numa terra árida, sem distinção nem beleza para atrair o nosso olhar, nem aspecto agradável que possa cativar-nos. Desprezado e repelido pelos homens, homem de dores, acostumado ao sofrimento, era como aquele de quem se desvia o rosto, pessoa desprezível e sem valor para nós. Ele suportou as nossas enfermidades e tomou sobre si as nossas dores. Mas nós víamos nele um homem castigado, ferido por Deus e humilhado. Ele foi trespassado por causa das nossas culpas e esmagado por causa das nossas iniquidades. Caiu sobre ele o castigo que nos salva: pelas suas chagas fomos curados. Todos nós, como ovelhas, andávamos errantes, cada qual seguia o seu caminho. E o Senhor fez cair sobre ele as faltas de todos nós. Maltratado, humilhou-se voluntariamente e não abriu a boca. Como cordeiro levado ao matadouro, como ovelha muda ante aqueles que a tosquiam, ele não abriu a boca. Foi eliminado por sentença iníqua, mas, quem se preocupa com a sua sorte? Foi arrancado da terra dos vivos e ferido de morte pelos pecados do seu povo. Foi-lhe dada sepultura entre os ímpios e um túmulo no meio de malfeitores, embora não tivesse cometido injustiça nem se tivesse encontrado mentira na sua boca. Aprouve ao Senhor esmagá-lo pelo sofrimento. Mas se oferecer a sua vida como sacrifício de expiação, terá uma descendência duradoura, viverá longos dias e a obra do Senhor prosperará em suas mãos. 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Meu querido Amigo Jesus, fico sem palavras sempre que leio esta narrativa… O primeiro impacto que tenho é o da crueldade de que somos capazes, como humanidade e também como pessoas individuais. Temos infelizmente a capacidade de humilhar, de desprezar, de repelir, de ferir, de matar, de muitas maneiras… Depois, fico perplexa ante a Tua atitude perante tamanha crueldade: Maltratado, humilhaste-te voluntariamente e não abriste a boca. Como cordeiro levado ao matadouro, não abriste a boca. Ofereceste a Tua vida, pacificamente, apesar de toda a crueldade e injustiça de que foste alvo. Respondeste ao Mal com abundância de Bem e assim abriste um caminho para todos nós. É possível responder ao Mal com o Bem! E portanto, é possível que o Mal não tenha a última palavra! E foi isso que o Pai mostrou, quando Te ressuscitou! Podia parecer que não Se importava que fosses esmagado pelo sofrimento, até que era Ele próprio quem Te feria e humilhava. Mas não. A Tua paixão e morte na cruz, as Tuas chagas, foram o penúltimo capítulo da história. O capítulo final foi que, como ofereceste a Tua vida, por amor, tiveste (e continuas a ter) uma descendência duradoura, vives para sempre, e a obra do Senhor continua a prosperar através de Ti! 

ORAÇÃO FINAL

 Querido Amigo, termino como comecei: Obrigada pelo Teu amor por nós, que foi até ao extremo. Desculpa toda a crueldade de que somos capazes, quando nos desumanizamos…Ensina-nos e ajuda-nos a vencer o Mal com abundância de Bem! Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário