quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 24 de fevereiro de 2022

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! “Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus.” 

ORAÇÃO INICIAL 

Pai nosso, que estás dentro de mim e que me dás o Teu Espírito para que eu possa rezar e chamar-Te Pai! Obrigada pela confiança e pela paz que vem desta certeza de que Tu estás e me escutas. 

PALAVRA DE DEUS 

Com a confiança de que a Tua Palavra me põe em contacto comigo e Contigo, ajuda-me a rezar o Salmo 48 (49). Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. Este é o destino dos que em si confiam, o fim daqueles que se comprazem em suas palavras. Como rebanho caminham para o abismo e a morte é o seu pastor. Descerão diretamente ao sepulcro e a sua imagem em breve se corromperá. Deus, porém, me salvará, porque me livrará das garras do abismo. Não te irrites se alguém enriquece e aumenta a riqueza da sua casa. Quando morrer, nada levará consigo, a sua fortuna não o acompanhará. Ainda que em vida se felicitasse: «Louvar-te-ão porque trataste bem de ti», não deixará de ir para a companhia de seus pais, que jamais verão a luz. Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. 

PISTAS DE ORAÇÃO

 Com estas palavras, Senhor, queres recordar-nos onde está a verdadeira felicidade. Quem são os que desfrutam da vida e descobrem o reino dentro de si, isto é, a paz, a alegria, o amor que nasce de dentro. São os pobres em espírito, aqueles que não se apegam às suas coisas, ideias, crenças, projetos, … Viver da segurança que tudo isso nos dá, não nos faz verdadeiramente felizes. Essa segurança não é má mas quando deixamos de sentir-nos seguros em Deus, caminhamos para o abismo, como diz o salmo. Se a minha segurança és Tu, posso soltar uma ideia, um projeto, para acolher outro. Que difícil é não agarrar-me à minha visão do mundo, aos hábitos que adquiri, até à experiência que tenho de Ti, ao que penso que tem de ser a oração!… Quando nos agarramos a estas coisas, é fácil irritarmo-nos quando parece que os outros alcançam aquilo que nós achamos que tínhamos de ter. Em vez de alegrar-me com quem recebe um dom que me complementa, fico triste. Os pobres em espírito são aqueles que não confiam só em si. Sabem que cada dia vão receber o que precisam e mais! Sabem que a vida não depende só deles, não contam só com as suas forças nem se desesperam, pensando e calculando aquilo que precisam para amanhã. Onde ponho a minha confiança? Em mim própria? No que eu sei, no que consigo? Ou em Ti, Senhor, que me amas, muito além daquilo que penso ou que adquiro ou que sei…? 

ORAÇÃO FINAL

 Senhor, dá-nos liberdade face a tantas coisas a que nos agarramos e acabam por não nos fazer verdadeiramente felizes. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário