terça-feira, 29 de junho de 2021

Evangelho e reflexão do dia 29 de junho de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! “Quem sou Eu para ti?” 

ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, aqui estou. Sabes o que levo por dentro, não tenho nada a esconder… Experimentando a liberdade que é sentir-me autêntico na Tua presença, começo por agradecer os dons que tenho na minha vida e peço-te a fé e a esperança que preciso naquilo que vou vivendo. Conhecer-te, Jesus, é reconhecer que a esperança permanece mesmo na escuridão, no insólito, no incompreensível.

 PALAVRA DE DEUS

 Hoje a Igreja convida-nos a rezar a leitura de Mateus 16, 13-19: Ao chegar à região de Cesareia de Filipe, Jesus fez a seguinte pergunta aos seus discípulos: «Quem dizem os homens que é o Filho do Homem?» Eles responderam: «Uns dizem que é João Baptista; outros, que é Elias; e, outros, que é Jeremias ou algum dos profetas.» Perguntou-lhes de novo: «E vós, quem dizeis que Eu sou?» Tomando a palavra, Simão Pedro respondeu: «Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo.» Jesus disse-lhe em resposta: «És feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que to revelou, mas o meu Pai que está no Céu. Também Eu te digo: Tu és Pedro, e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do Abismo nada poderão contra ela. Dar-te-ei as chaves do Reino do Céu; tudo o que ligares na terra ficará ligado no Céu e tudo o que desligares na terra será desligado no Céu». 

PISTAS DE ORAÇÃO

 Jesus pergunta: “Quem sou Eu para ti?” Parece que os discípulos rapidamente foram respondendo por si próprios e até dizendo o que achavam que outros diriam sobre Jesus... Temos muitas vezes este comportamento perante uma resposta que é menos óbvia do que pode parecer. De facto, é um grande desafio ser-se capaz de escutar, de forma genuína, o outro, sem nos apressarmos a responder ou, pelo menos, mentalmente a fazê-lo. Dar espaço ao outro é oferecer a nossa escuta, o nosso silêncio, a nossa reflexão por inteiro, e depois sim, ir dando, das diferentes formas, a resposta. Jesus, na forma como leva este diálogo com os seus amigos, parece que pretende levá-los a fazer um caminho de reflexão mais profundo. Há um convite e encontrar a essência da resposta de cada um e quando assim é, não ficamos pelas palavras que nos saem da boca mas toda a nossa vida acaba por ser resposta! “E tu, quem dizes que Eu sou?” Também hoje, e agora, Jesus lança-me esta pergunta e escuta pacientemente a minha resposta! Convido quem ouve estas pistas, a procurar intuir a resposta nos próximos instantes. Sintamos o gozo que é termos um amigo que nos conhece e que nos escuta sem pressas. 

ORAÇÃO FINAL

 Senhor, aceita a nossa fragilidade, a nossa resposta muitas vezes fraca e incompleta, e ajuda-nos, também nós, cristãos, a acolhermos as nossas limitações. Que as mesmas não nos tirem o alento mas sejam a força para lidarmos com as fragilidades daqueles que nos são próximos, seja em casa com a família, na escola, na universidade, no trabalho, na Comunidade ou com quem nos cruzamos no trânsito. Fiquemos ao longo deste dia com esta pergunta que Jesus nos lança nos nossos corações: Quem sou Eu para ti? Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário