segunda-feira, 21 de junho de 2021

Evangelho e reflexão dia 21 de junho de 2021

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! “Não julgueis para não serdes julgados.” 

 ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Trindade Santa e Maria. Agradeço a Vossa presença na minha vida e na vida de todos os irmãos. Hoje, Senhor, quero pedir-Te que me ajudes a olhar para mim própria e a Contigo ir aos lugares onde não quero ir , aqueles que nem quero ver. Ajuda-me a integrar tudo o que vou descobrindo Contigo, Ensina-me a deixar-me transformar pelo Teu amor.

 PALAVRA DE DEUS 

Rezamos com Mateus 7, 1-5. «Não julgueis, para não serdes julgados; pois, conforme o juízo com que julgardes, assim sereis julgados; e, com a medida com que medirdes, assim sereis medidos. Porque reparas no argueiro que está na vista do teu irmão e não vês a trave que está na tua? Como ousas dizer ao teu irmão: 'Deixa-me tirar o argueiro da tua vista', tendo tu uma trave na tua? Hipócrita! Tira primeiro a trave da tua vista e, então, verás melhor para tirar o argueiro da vista do teu irmão.» 

 PISTAS DE ORAÇÃO 

Jesus sabe que, para os Seus discípulos, é difícil não julgar. Naquele tempo, tal como hoje, temos de discernir o que é bom e o que é mau. Mas como fazê-lo sem julgamentos? Jesus quer dizer-nos que olhemos os atos e não as intenções, porque só Deus conhece tudo em todos. Isto leva-me a pensar como olha Deus para mim. O que pensará daqueles “lugares” em mim que nem eu gosto de ver, ir ou mesmo tomar conhecimento? Deus não desvia o olhar e é aí que quer estar para curar, transformar e amar. O convite que nos faz nesta leitura é esse mesmo: integrar e aceitar o que somos. Olhar para o irmão com o olhar de Deus, um olhar misericordioso. Ter sempre o foco no bem do outro. Jesus veio salvar, não julgar. Ser como Jesus é o convite que nos faz. E como não o acolher? Não tivemos nós, já tantas vezes, a vivência da misericórdia e amor de Deus? 

ORAÇÃO FINAL

 Senhor, se hoje tiver de julgar, mostra-me antes como sou semelhante àquele que julgo, para que não condene nos outros o que devo deixar que o Espírito transforme em mim. Que, neste dia, eu possa olhar só para os atos, sem julgar. Ajuda-me a agir a partir do Teu olhar e da Tua misericórdia. Que o meu agir seja sempre focado no bem do irmão. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário