segunda-feira, 28 de junho de 2021

Evangelho e reflexão do dia: 28 de junho de 2021

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! 

«Segue-Me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos» 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Jesus! Aqui estamos, neste início de Verão e de férias. Que seja também este um tempo de descanso, de estar com os outros e Contigo. 

 PALAVRA DE DEUS 

Hoje, através da Palavra de Mt 8, 18-22, Jesus chama-nos a deixar tudo para trás e segui-Lo. Ele apresenta-se como o Caminho, o único Caminho a seguir: 

Naquele tempo, vendo Jesus à Sua volta uma grande multidão, mandou passar para a outra margem do lago. Aproximou-se então um escriba, que Lhe disse: «Mestre, seguir-Te-ei para onde fores». Jesus respondeu-Lhe: «As raposas têm as suas tocas e as aves os seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça». Disse-Lhe outro discípulo: «Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai». Mas Jesus respondeu-Lhe: «Segue-Me e deixa que os mortos sepultem os seus mortos». 

PISTAS 

Às vezes também escuto esta voz de Jesus que me diz:«deixa tudo e segue-Me». Mas nem sempre a sigo. Quantas vezes prefiro ir sozinha, pelas minhas forças, pelos meus sonhos, por caminhos por vezes mais duros... Quando sigo a Voz de Jesus torna-se claro que o caminho é mais fácil, mais acompanhado, e sobretudo, muito mais pacífico. Mas os ruídos e chamadas à nossa volta gritam mais alto. As urgências do trabalho, o apoio à família, as relações sociais e até o Instagram, o Facebook e outros... Como posso abafar estes ruídos e focar-me na Voz de Jesus? Que estratégias uso para voltar aos Seus caminhos? Que desculpas dou para não O seguir quando Ele me chama? Aquilo que sinto quando vou por aí, sozinha, é um enorme cansaço ao fim do dia. É às vezes até a frustração de não ter cumprido tudo a que me tinha proposto. Este peso que me fica a remoer o coração e o carrega de culpa só o ultrapasso pela oração. É urgente deixar que a Vida siga o seu percurso e deixar que Jesus me conduza. É essencial encontrar conforto e paz na Fé e confiar. 

ORAÇÃO FINAL 

Jesus, ajuda-me por favor a identificar os ruídos que tenho à minha volta e me impedem de ouvir a Tua Chamada. Ensina-me a confiar e com Fé a percorrer o Caminho a que me chamas. Que assim seja! Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário