segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Leitura e reflexão do dia 15 de fevereiro de 2021

Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! «O pecado está à tua porta. Ele desejará atingir-te, mas tu poderás dominá-lo» 

 ORAÇÃO INICIAL: 

Bom dia, Amigo Jesus! Aqui estamos, nesta segunda feira de carnaval atípica, quase quase a entrar na Quaresma. Quero continuar a aprender Contigo a viver bem, a ser a melhor versão de mim própria. 

 PALAVRA DE DEUS:

 Hoje aprendo muito com a história do meu irmão mais velho, Caim, contada no Livro do Génesis 4, 1-15: O homem conviveu com Eva, sua esposa, e ela deu à luz Caim. Então Eva disse: «Obtive um homem graças ao Senhor». Depois deu à luz Abel, o irmão. Abel era pastor e Caim cultivava a terra. Passado algum tempo, Caim ofereceu em sacrifício ao Senhor produtos da terra e Abel ofereceu as primícias e a gordura do seu rebanho. O Senhor olhou benignamente para Abel e para a sua oferenda, mas não quis olhar para Caim e para a sua oferenda. Caim ficou muito irritado e de rosto abatido. O Senhor disse a Caim: «Porque estás irritado e de rosto abatido? Se procederes bem, não poderás ainda levantar a cabeça? Mas se não procederes bem, o pecado está à tua porta. Ele desejará atingir-te, mas tu poderás dominá-lo. Disse Caim a seu irmão Abel: «Vamos ao campo». E quando estavam no campo, Caim lançou-se contra seu irmão Abel e matou-o. 

PISTAS:

 De certa forma penso que consigo compreender Caim: Ele, tal como o seu irmão Abel, ofereceu ao Senhor o resultado do seu trabalho. No entanto, por alguma razão, o Senhor recompensou Abel, mas não o recompensou a ele. Talvez a vida não lhe tenha corrido de feição, por algum fenómeno da natureza, enquanto que a Abel sim. E surgiram a Caim, como visitas não convidadas, sentimentos que também me surgem a mim, em ocasiões semelhantes: desânimo, irritação, inveja e ciúme. Sabemos que sentir não é consentir. Há sentimentos destrutivos que nos passam pelo coração, sem que o possamos evitar. Podemos no entanto decidir se os deixamos enraizar-se em nós e, sobretudo, se lhes permitimos condicionar as nossas ações. Como disse o Senhor a Caim, antes de ele ter tirado a vida ao irmão e de ter destruído a sua própria vida : «o pecado está à tua porta. Ele desejará atingir-te, mas tu poderás dominá-lo». Tenho tido várias vezes esta experiência: Há um tempo entre o sentir e o consentir e entre o consentir e o agir. Nesse tempo joga-se a vida e a morte. É possível escolher a vida. É possível dominar o pecado. Mas eu, pelo menos, nem sempre o consigo fazer com as minhas forças… E por vezes acabo por provocar mortes, de várias ordens… Então, nesse tempo físico que vai entre o sentir, o consentir e o agir, preciso de me agarrar com força a Quem me pode agarrar à vida e suplicar-Lhe, como fez o leproso no Evangelho de ontem: Senhor, purifica-me! 

ORAÇÃO FINAL:

 Amigo Jesus, quando o pecado está à minha porta, e tenho aquele tempo precioso entre o sentir, o consentir e o agir, ajuda-me por favor a fazer boas escolhas - a escolher a paz, a empatia, a compaixão, o perdão e a gratidão. Que assim seja! Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário