quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 18 de fevereiro de 2021

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! «Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me» 

ORAÇÃO INICIAL

 Querido Jesus, como estás? Como vês o mundo? Hoje, estás aqui, habitas em cada um de nós, envolves-nos completamente. Mostra-nos como permanecer em Ti, no silêncio, e ajuda-nos a olhar de um modo novo toda a realidade e, portanto, viver também em diálogo permanente Contigo. Não estamos sozinhos! Estás connosco e estamos juntos em Ti!

 PALAVRA DE DEUS 

Rezamos com toda a Igreja, com Lc. 9, 22-25: E acrescentou: «O Filho do Homem tem de sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e pelos doutores da Lei, tem de ser morto e, ao terceiro dia, ressuscitar.» Depois, dirigindo-se a todos, disse: «Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, dia após dia, e siga-Me. Pois, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la; mas, quem perder a sua vida por Minha causa há-de salvá-la. Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, perdendo-se ou condenando-se a si mesmo?

 PISTAS

 Esta leitura não me é fácil. Noutras alturas, talvez não a sentisse tão intensamente. Então, perguntei a Jesus: porquê? Na realidade estes tempos de pandemia, de sofrimento, de rejeição e de morte têm sido muito duros e difíceis de muitas maneiras. Por vezes, erradamente, parece que o crer em Jesus nos livrará do sofrimento, da rejeição, da doença, do cansaço, da tristeza, de todas essas coisas que afinal são naturais na vida… Jesus viveu tudo isto e ressuscitou. Talvez possamos aprender com Ele… Jesus nunca deixou de amar, de dar o melhor de Si, de Se experimentar digno, de sair ao encontro de cada pessoa. Como é possível viver a ressurreição nas nossas circunstâncias? Como rezar em casa com tantas interrupções? Como manter a paz, a calma, a esperança? Como amar? A resposta parece ser negar-se a si mesmo e tomar a cruz de cada dia para seguir Jesus. Não é passado, mas algo extraordinariamente desafiante no contexto quotidiano. O que terei de “negar” em mim para Te seguir? O que deverei “perder” para me “salvar”? Em primeiro lugar, parece que Jesus nos diz muito fortemente, na encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco, para negarmos tudo aquilo que não nos faz sentir pessoas dignas, com valor, profundamente amadas e queridas. Se o Espírito de Deus habita em cada pessoa, como poderá existir alguém que não seja verdadeiramente bom, belo e especial? Como não me abrir a cada pessoa como a um irmão, mesmo que ainda não o saiba fazer? No entanto, é tão fácil escutar as vozes exteriores, ouvir apenas a quantidade de pessoas doentes e mortas devido à Covid, tanto desemprego e pobreza, o teletrabalho que parece que nunca vai acabar, a perceção que nunca faço o suficiente, as discussões familiares por estarmos todo o tempo juntos e parecer não haver espaço suficiente… ou as vozes interiores que realçam todos os meus erros, fragilidades e dificuldades, não deixando espaço a Deus para me transformar. 

ORAÇÃO FINAL

 Ensina-nos, Senhor, a pensar, como Teilhard de Chardin, que estamos nas Tuas mãos, tanto mais fortemente acolhidos quanto mais apáticos e tristes estivermos. Não deixemos de pedir e procurar por Deus em tudo o que dizemos e fazemos. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário