terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 9 de fevereiro de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! “mas o seu coração está longe de Mim...”

 ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, é tão fácil criticar os outros sem vermos o que nós fazemos igual ou pior. Peço-te, que nos ajudes a sermos sinceros diante de Ti e de nós próprios, para sermos capazes de ver também as nossas incoerências. 

 PALAVRA DE DEUS 

A Tua Palavra hoje chega por Mc 7, 1-13 Naquele tempo, reuniu-se à volta de Jesus um grupo de fariseus e alguns escribas que tinham vindo de Jerusalém. Viram que alguns dos discípulos de Jesus comiam com as mãos impuras, isto é, sem as lavar. – Na verdade, os fariseus e os judeus em geral só comem depois de lavar cuidadosamente as mãos, conforme a tradição dos antigos. Ao voltarem da praça pública, não comem sem antes se terem lavado. E seguem muitos outros costumes a que se prenderam por tradição, como lavar os copos, os jarros e as vasilhas de cobre –. Os fariseus e os escribas perguntaram a Jesus: «Porque não seguem os teus discípulos a tradição dos antigos, e comem sem lavar as mãos?». Jesus respondeu-lhes: «Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim. É vão o culto que Me prestam, e as doutrinas que ensinam não passam de preceitos humanos’. Vós deixais de lado o mandamento de Deus, para vos prenderdes à tradição dos homens». Jesus acrescentou: «Sabeis muito bem desprezar o mandamento de Deus, para observar a vossa tradição. Porque Moisés disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’; e ainda: ‘Quem amaldiçoar o seu pai ou a sua mãe deve morrer’. Mas vós dizeis que se alguém tiver bens para ajudar os seus pais necessitados, mas declarar esses bens como oferta sagrada, nesse caso fica dispensado de ajudar o pai ou a mãe. Deste modo anulais a palavra de Deus com a tradição que transmitis. E fazeis muitas coisas deste género». 

 PISTAS 

Normalmente, quando escuto as palavras que Jesus dirige aos fariseus e escribas acho que não são para mim, mas para aqueles que no Seu tempo discriminavam aqueles que não cumpriam as leis religiosas. Mas cada vez mais me apercebo e peço não ser surda a estas palavras que, antes de mais, são para mim e para ti. Quais são as tradições dos antigos que temos bem metidas? Tão metidas que às vezes nem nos damos conta. Tradições familiares, da nossa sociedade portuguesa, ou de lá do escritório, ou até do meu grupo de amigos… e quando alguém não cumpre aquilo que sempre foi assim, lá vem a critica, o mau olhar, o mau corpo. Temos muita capacidade em julgar os outros e em justificar as nossas próprias ações. E com Deus fazemos o mesmo, justificamos-nos, defendemos-nos… quando aquilo que Ele nos pede é acolher mais além de etiquetas e códigos sociais ou religiosos. É exigente, não é?

 ORAÇÃO FINAL 

Jesus, obrigada pela tua sincera clarividência que nos desafia a não sermos hipócritas. Ajuda-nos a que não estejamos sempre a justificar as nossas boas ações e a julgar mal aquilo que os outros fazem quando até fazem o mesmo que nós e bastante melhor. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário