quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Evangelho e reflexão do dia: Quarta-feira de Cinzas 17/02/2021

 Santa e abençoada quarta-feira de Cinzas para todos!!! 

Fazer o bem em segredo 

 ORAÇÃO INICIAL

 Hoje é Quarta-Feira de Cinzas, tem início a Quaresma. Neste tempo de preparação para acolher a Páscoa da Ressurreição, a maior festa cristã, peço-Te, Jesus, que nos ilumines o caminho que vamos fazer e que nos ajudes a preparar o coração para celebrar essa grande alegria. 

PALAVRA DE DEUS

 A leitura de hoje é do Evangelho de São Mateus 6, 1-6 e 16-18: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Aliás, não tereis nenhuma recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Assim, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas, nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita, para que a tua esmola fique em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, porque eles gostam de orar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora a teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto, para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não percebam que jejuas, mas apenas o teu Pai, que está presente em segredo; e teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa».

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Senhor Jesus, explicavas tão bem aos Teus discípulos como deviam praticar as boas obras de esmola, oração e jejum! Não à vista de todos, mas em segredo, de modo que só sejam conhecidas pelo Pai. Que também nós as saibamos praticar, para chegarmos à conversão do coração, para sermos fraternos e atentos aos outros, especialmente neste tempo de pandemia e de confinamento que atravessamos. Senhor Jesus, que Contigo saibamos dar a esmola do nosso tempo, da nossa atenção e carinho e também do nosso dinheiro a quem precisar de nós. Que rezemos neste tempo com mais assiduidade, dirigindo-nos a Deus com confiança, falando-Lhe do que nos preocupa e escutando-O no nosso coração e na leitura da Palavra. Que escolhamos o jejum, o desprendimento de tanta coisa supérflua e que nos condiciona, mas também o que a Igreja recomenda para a Quaresma. E que façamos tudo isto “em segredo”, sem alarde, por Amor a Deus.

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor Jesus, quero viver Contigo este tempo de Quaresma, de forma ainda mais comprometida, este ano, por causa da pandemia. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário