quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

“O Advento é realidade presente e esperança futura”, diz Cardeal Rivera

"Como podemos celebrar plenamente Advento?", é a pergunta que fez o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México durante a homilia da Santa Missa presidida no último dia 1º de dezembro, Primeiro Domingo do Advento, na Catedral Metropolitana do México.
Em sua reflexão, o purpurado respondeu a esta questão, tendo em conta a atitude que Jesus sugere no Evangelho: "Vigiai, pois, e estejais preparados, pois não sabeis em que dia virá o Senhor."
Neste sentido, ele disse aos fiéis mexicanos que já é hora de despertar do sono, deixar de lado as obras das trevas e vestir-se "com as armas da luz".
"Parece que a doença do sono tomou conta de muitos de nós como uma epidemia até chegar a dizer: Sim, sou crente, mas não praticante. Me batizaram, mas eu não conheço o que creio. Sou católico, mas, em particular, pois não me animo em transmitir aos outros a Fé que recebi. O Papa Francisco com a sua voz profética, nos convida aos cristãos a deixarem o sonho e passividade que nos invadiu e nos mostra caminhos muito concretos para que nos comprometamos no anúncio do Evangelho em nosso continente", continuou.
Desta maneira, o Cardeal Rivera assinalou que se realmente se aceita Jesus na vida não se pode continuar a alimentar a espiral de violência, tanto na família, como através dos modelos que se difundem em alguns meios de comunicação.
E ele lembrou que o Advento "é realidade presente e esperança futura", é uma oportunidade única "para viver, amar e esperar", assim como ocasião para celebrar a iniciativa de Deus, que "sai ao encontro do homem entregando-lhe o seu próprio Filho e convidando-o a colaborar para que o seu amor chegue aos que estão longe".
"Advento não é só esperar, é também memória e presença. Memória, porque Aquele que esperamos, já veio, e por isso celebramos o Natal. Presença, porque Aquele que esperamos, está no meio de nós em Sua Palavra e na Eucaristia que estamos compartilhando. O Advento cristão é um caminhar com alegria ao encontro daquele que caminha conosco e está ao nosso lado", concluiu o purpurado mexicano. (GPE/EPC)
Com informações da SIAME.

Fonte: http://www.gaudiumpress.org

Sem comentários:

Enviar um comentário