quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Cidade de Trento recorda os 450 anos do Concílio

Na tarde do último domingo, 1º de dezembro, a cidade de Trento (Itália) recordou os 450 anos do concílio de Trento. Na ocasião, o Cardeal Walter Brandmuller, enviado especial do Papa Francisco, presidiu uma Santa Missa na catedral da cidade.
Durante a sua homilia, o purpurado disse que "somente em retrospectiva podemos reconhecer a potência com que o espírito de Deus agiu por meio desse concílio no destino da Igreja".
"Depois de 450 anos em que nós, cristãos do terceiro milênio, entoamos o mesmo Te Deum de então, não devemos manter um olhar nostálgico para o passado, mas sim celebrar este jubileu com os olhos voltados para a Igreja e para o mundo aqui e agora", afirmou.
O Cardeal alemão apontou a necessidade de se descobrir na figura terrena e humana da Igreja "a figura do divino, para superar aquela deplorável mundanização da Igreja, que é um obstáculo para a salvação eterna dos homens".
Alguns frutos do Concílio de Trento foram recordados pelo purpurado, dentre eles a evangelização dos novos continentes descobertos. "Hoje, nós temos que estar repletos não apenas de gratidão, mas também da esperança de que o Concílio Vaticano II, que os mais velhos de nós viveram pessoalmente, possa dar oportunamente os mesmos frutos desse concílio que hoje recordamos".
O Concílio de Trento
O Concílio de Trento apresentou a doutrina da Igreja Católica em oposição às propostas protestantes e ensinou que o credo niceno-constantinopolitano contém tudo aquilo em os batizados devem crer. (EPC)

Sem comentários:

Enviar um comentário