quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A construção dos direitos humanos respeita os diferentes aspectos da pessoa humana?


        Não. A resposta a esta pergunta debruçará sobre dois aspectos. Num primeiro momento, os direitos esquecidos de Nixon, objeto desse desafio, e num segundo momento a extensão desse objeto em outros âmbitos por que  estão na base esses direitos que andam esquecidos não só das crianças, mas também as outras franjas da sociedade civil.
        Visualizando um documentário sobre como tem sido a vida dum adolelescente (o Nixon) no meu país e,  principalmente na Cidade da Praia, fiquei particularmente tocado com a sua situação na medida em que isso se passa não só aqui no meu país mas também em outras latitudes desse continentea africano.
        Ora fiquei tocado profundamente não porque esse problema de abandono por parte dos pais é de um cabo-verdiano (de pai guineense e mãe cabo-verdiana)  ou de um africano em si, mas principalmente por ser  humano e precisa dos seus Direitos fundamentais a que  se denominam de Humanos.
       Entretanto, vemos ao longo do documentário como muitos pais devido à sua iresponsável paternidade colocam o seu filho  excluído dos mais básicos e elementares direitos. Senão vejamos:
a)      Essa criança a única coisa que herdou dos pais foi o seu nome;
b)      Vive na caridade dos que lhe dão alguma coisa para comer, ou seja sem acesso à alimentação;
c)      A mesma coisa podemos dizer quanto ao acesso à água potável;
d)     O adolescente não tem acesso à  habitação – um grande sonho do mesmo;
e)      Vê-se claramente que não tem acesso a um vestuário condigno;
f)       O mesmo se pode dizer quanto à questão do acesso à educação. Aqui podemos ver que a negação chega a pontos extremos desde dos pais e familiares que já não se importam com a sua ida à escola, passando pela comunidade educativa que faz nada para trazê-lo de volta.
g)      O nosso adolescente do documentário não possui amigos, como é natural num mundo cheio de pessoas que não se importam com a sua situação de vida;
h)       Aliás, as únicas pessoas a que ele considera amigas são as que ele ajuda a carregar as compras e que lhe dão alguma coisa para matar a sua fome;
        Entretanto, esse cenário fica claro a explicação por que muitos problemas por que passa a nossa cidade da Praia vem passando por causa de THUGS (Jovens delinquentes) que vem assolando e denegrindo a imagem da  nossa “morabeza crioula”. De quem é a culpa?
     No entanto, não querendo ser cruel, creio que os primeiros responsáveis por essa situação são os pais que acabam por deixar no mundo filhos à mercê do pior que a vida nos pode reservar. Sujeitando-se a estar debaixo do frio, do vandalismo urbano, das doenças, das drogas e como consequência acabam vivendo como autênticos criminosos ou mesmo com uma vida paupérrima como os refugiados de guerra.
        Entretanto, falando em refugiados de guerra, nós assistimos diariamente tanto aqui em África como noutras latitudes conflitos armados que fazem milhares de vítimas que perdem os seus progenitores e acabam nos campos de refugiados sem as mínimas condições de ver os seus direitos salvaguardados.
        Ora, essas vítimas são na sua maioria crianças, mulheres e idosos – as camadas mais vulneráveis duma sociedade – e essas crianças são arrancadas do seu “habitat” natural e com elas todos os seus direitos fundamentais tudo por culpa dos interesses dos países que camuflam os outros, os econômicos.
        É neste contexto que eu costumo dizer que o que interessa para as grandes potências são os seus interesses econômicos e não os direitos Humanos.
        Entretanto, como isso não faz parte da questão em si, apenas deixo um cheirinho do que mem vai na alma quando vejo muitos defensores de Direitos Humanos a nivel internacinal com os seus países vendendo armas, formando e exercitando criminosos de guerra, assassinando grandes líderes africanos que lutaram pelo seu país, promovendo golpes de estado, corrupção e miséria pelo meu continente e assim mesmo classificando países a nível de liberdade de imprensa, corrupção, governação, entre outros itens.
        Para finalizar apenas fazer uma chamada de atenção para o facto de eu também defender os Direitos Humanos, mas deixo claro que para falar disso primeiro temos que falar necessariamente de Direitos do Homem na medida em que não se pode falar em direitos humanos para uns quando, por vezes o que está por detrás são INTERESSES HUMANOS, ou melhor, INTERESSES ECONÔMICOS de uma determinada franja da população, país ou estado. Tema para outros âmbitos e outros fóruns.
                                                                                                                                         Ricardino Rocha

Sem comentários:

Enviar um comentário