quinta-feira, 19 de julho de 2012

NUTRIÇÃO: Sushi, uma boa maneira de comer peixe


Fonte: www.educare.pt
Por: Paula Veloso       
    
Não são só os restaurantes da tradicional fast food (Mc Donald's, Burguer king, KFC, Pizza Hut, etc.) que singram em Portugal. Também os restaurantes orientais - chineses, tailandeses ou japoneses têm dado cartas e angariado um sem-número de fãs entre nós.
Apesar de eu achar que os portugueses eram maioritariamente tradicionalistas em relação à culinária e que se extasiavam apenas com cozido à portuguesa, dobrada ou rojões, a verdade é que se constata que todos os restaurantes de comida "importada" que, de há uns anos para cá, foram surgindo um pouco por todo o país, ganharam e continuam a ganhar cada vez mais adeptos.
Não são só os restaurantes da tradicional fast food (McDonald's, Burguer king, KFC, Pizza Hut, etc.) que singram em Portugal. Também os restaurantes orientais - chineses, tailandeses ou japoneses - têm dado cartas e angariado um sem-número de fãs entre nós. E se os primeiros são conotados com uma relevante relação quantidade/preço (o que nem sempre significa qualidade/preço...), o que concorre para o sucesso dos segundos é não tanto essa relação, mas antes a qualidade dos seus ingredientes e, seguramente também, o cuidado que os orientais põem na apresentação dos seus pratos.
No que respeita à comida japonesa, que nunca esteve tanto na moda entre nós e que, diga-se de passagem, muitas vezes não se gosta logo à primeira, é inegável o impacto visual que provoca. Relativamente ao sushi, que é do que aqui venho falar hoje, não é certamente o seu aroma que nos convida a prová-lo, mas indubitavelmente a sua estética, cuidadosamente pensada para, primeiro, agradar a um dos nossos principais sentidos, a visão.
O sushi tem todas as características de um alimento saudável, porque é principalmente constituído por arroz, peixe e legumes, o que, desde logo, obriga à utilização de ingredientes muito frescos, um vez que o tempero utilizado não é suficiente para camuflar o seu genuíno paladar. Os temperos adicionados no prato são, maioritariamente, o molho de soja, o wasabi ou rábano japonês e o gengibre.
O sushi pode ser apresentado de dois modos: o nigiri, um bolinho de arroz avinagrado coberto com um pouco de wasabi e um pedaço de peixe, marisco, ovo ou outra cobertura e o maki, um cilindro de arroz recheado com qualquer um destes ingredientes ou outro como fruta, por exemplo, e enrolado em alga nori.

Benefícios de comer sushi
O arroz é constituído por hidratos de carbono complexos, importantes para o fornecimento gradual de energia ao organismo, pobre em gordura saturada, sem colesterol e muito pobre em sódio.
O consumo de peixe e o marisco apresenta vários benefícios para a saúde, dos quais se destaca o seu importante conteúdo de proteínas e seu baixo teor em gorduras saturadas, contrastando com a sua riqueza em ácidos gordos ómega-3, essenciais a uma boa saúde cardiovascular.
Os legumes são, pobres em calorias mas ricos em vitaminas, fibras e minerais.
As algas nori são ricas em iodo e contêm magnésio, ferro, antioxidantes e ácido fólico e pensa-se que facilitam a digestão.
O molho de soja é constituído maioritariamente por soja, citada pelos orientais como importante na prevenção do cancro da mama e na diminuição dos sintomas da menopausa, embora a investigação não seja muito consensual quanto a estes benefícios. Normalmente o seu conteúdo em sódio é elevado, mas já há versões pobres neste mineral, mais apropriadas para quem sofre de hipertensão arterial.
O wasabi e o gengibre têm um papel importante na "desinfeção" do peixe, uma vez que, por se tratar de peixe cru, pode ser um veículo de bactérias, vírus e parasitas.
Riscos inerentes ao consumo de sushi
Por ser consumido cru, e poder ser veículo de intoxicações alimentares, o peixe utilizado para o sushi deve ser previamente congelado para matar parasitas e rapidamente consumido após a preparação, uma vez que no caso das bactérias estas são inativadas mas não destruídas por esse processo.
Além de ser uma potencial fonte de intoxicações alimentares se não forem respeitadas todas as regras de segurança, o consumo regular de alguns tipos de sushi implica uma acumulação de mercúrio que funciona como uma toxina para o sistema nervoso central.
Nesse sentido, a FDA americana publicou um conjunto de orientações para crianças, grávidas e mulheres que estão a pensar engravidar, uma vez que este metal pode afetar o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. O teor de mercúrio é maior nos peixes de maiores dimensões e, por isso, uma forma de o evitar é consumir peixes pequenos.
Respeitadas estas regras, como de resto se devem respeitar todas as que dizem respeito à segurança alimentar, quer se trate de sushi ou de qualquer outro prato, estaremos a ingerir um alimento nutricionalmente valioso e, desde que não se incluam tempuras (fritos) e maioneses, genericamente pouco calórico e, portanto, bom para quem se preocupa com o peso.

Sem comentários:

Enviar um comentário