segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 12 de setembro de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!!   “Se há divisões entre vós, não comeis a ceia do Senhor”.   

ORAÇÃO  INICIAL

 Bom dia Pai, Jesus e Espírito Santo. Obrigada pela oportunidade de estar na Vossa presença, obrigada pelo modelo de comunhão na diversidade que são para nós. 

   PALAVRA DE DEUS

 Lemos a Primeira Epístola aos Coríntios 11, 17-26. Irmãos: Ao dar-vos as minhas instruções, não posso louvar as vossas assembleias, que, em vez de serem proveitosas, se tornam prejudiciais. Em primeiro lugar, ouço dizer que há entre vós divisões, quando vos reunis em assembleia; e em parte, acredito nisso. Na verdade, é preciso que haja divisões entre vós, para se manifestarem aqueles que resistem a esta prova. Quando vos reunis em comum, já não é para comer a ceia do Senhor, pois cada um se adianta a comer a sua própria ceia e, enquanto um passa fome, outro fica embriagado. Será que não tendes as vossas casas para comer e beber? Ou desprezais a Igreja de Deus e envergonhais aqueles que são pobres? Que vos direi? Devo louvar-vos? Nisto não vos louvo. Porque eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e disse: «Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim». Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova aliança no meu Sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de Mim». Na verdade, todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que Ele venha.  

 PISTAS DE ORAÇÃO 

A comunidade de Corinto, na sua diversidade, era composta por pessoas de diferentes classes sociais. As diferenças podem ser enriquecedoras, mas também podem ser causa de conflito. Ou a nossa insensibilidade às necessidades dos outros pode provocar conflito. Nesse tempo, os cristãos reuniam-se em casas particulares para celebrar a Eucaristia, pois as igrejas ainda não existiam. Na primeira leitura de hoje, São Paulo fala contra a injustiça social que se dava entre os cristãos, nas casas onde se reuniam para celebrar a Eucaristia: “Cada um se adianta a comer a sua própria ceia e, enquanto um passa fome, outro fica embriagado. Será que… desprezais a Igreja de Deus e envergonhais aqueles que são pobres?”. São Paulo lembra-nos como o desejo de Jesus não é só congregar-nos nas missas, mas que aprendamos com Ele a viver um novo estilo de vida, seguindo os Seus passos: “Isto é o meu Corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim.” Este é o passo do “eu” ao “nós”, do viver centrados na procura do que eu necessito ao viver na procura do que nós necessitamos, na procura e entrega pelo bem comum.  

 ORAÇÃO FINAL 

Senhor, ajuda-me a discernir: como vivo e o que me preocupa, em família, em comunidade e em sociedade? Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário