segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 26 de setembro de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! «Quem for o mais pequeno entre vós, esse será o maior» 

ORAÇÃO INICIAL

 Pai, que alegria poder começar mais uma semana na tua companhia. A tua companhia faz-me sentir muito amado, por um amor que não tem fim e que dá sentido à minha vida. 

PALAVRA DE DEUS

 Hoje queres dar sentido ao meu dia, através do Teu Filho e do Evangelho de São Lucas 9, 46-50: Naquele tempo, houve uma discussão entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, que lhes conhecia os sentimentos íntimos, tomou uma criança, colocou-a junto de Si e disse-lhes: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim; e quem Me acolher acolhe Aquele que Me enviou. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós esse é que será o maior». João tomou a palavra e disse: «Mestre, vimos um homem expulsar os demónios em teu nome e quisemos impedi-lo, porque ele não anda connosco». Mas Jesus respondeu-lhe: «Não lho proibais, pois quem não é contra vós é por vós». 

 PISTAS DE ORAÇÃO 

No meio do nosso egoísmo, dos nossos esquemas e estratagemas, das nossas discussões de poder e de força, Tu és muito objetivo e direto com a palavra que hoje diriges a cada um de nós. Através dela, desafias-nos a “descermos à terra”, a assentarmos os pés na mesma, num convite claro à humildade, personificada no exemplo da criança. Passamos grande parte do nosso dia-a-dia em discussões, na procura de sairmos sempre por cima, de levarmos adiante as nossas intenções e de sermos mais e melhores que os outros. Temos tido exemplos muito concretos de onde nos leva esta nossa atitude, como a guerra, em que temos responsáveis políticos e povos que se consideram os maiores e, para lá chegarem, arrasam tudo e todos à sua frente. Tu vens desmanchar estas nossas construções, fazendo-nos entender que só e apenas através de Ti é possível uma verdadeira grandeza, que apenas seremos grandes se soubermos, ao jeito de uma criança, ser pequenos, com um coração enorme, generoso, capaz de olhar o outro como ele é. E lembras-nos que o teu Reino é para todos, que todos os dias dás a vida por todos, sejam eles crentes ou não crentes, sejam eles santos ou pecadores, tu vens para nos dar vida em abundância, vida sem fim. Ficamos, por vezes, tão fechados em nós próprios, isolados na nossa “bolha”, na nossa comunidade ou paróquia, somos tão pouco acolhedores… Sinto-me envergonhado por me deixar levar e enrolar por esses esquemas, pela tentação de querer controlar tudo e todos, por perder tempo em discussões fúteis, pois é muito fácil cairmos na tentação de que somos omnipotentes, de que controlamos tudo e todos… É incrível pensar que apesar da nossa fragilidade, Tu confias em nós e nunca nos abandonas! Obrigado Pai! 

ORAÇÃO FINAL

 Ajuda-me, Pai, a ter um coração novo, um coração que, tal como Tu nos desafias, possa ser sinal de um verdadeiro espírito de amor, desse espírito que constrói Reino, hoje, aqui e agora. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário