terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Liturgia diária: 9 de dezembro de 2014

Terça-feira, 9 de Dezembro de 2014.
Santo do dia: São João Diego Cuauhtlatoatzin; Santa Gorgônia, mãe de família
Cor litúrgica: roxo










Primeira leitura: Isaías 40, 1-11
Leitura do livro do Profeta Isaías:
1Consolai o meu povo, consolai-o! — diz o vosso Deus. 2Falai ao coração de Jerusalém e dizei em alta voz que sua servidão acabou e a expiação de suas culpas foi cumprida; ela recebeu das mãos do Senhor o dobro por todos os seus pecados. 3Grita uma voz: “preparai no deserto o caminho do Senhor, aplainai na solidão a estrada do nosso Deus. 4Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas; endireite-se o que é torto e alisem-se as asperezas: 5a glória do Senhor então se manifestará, e todos os homens verão juntamente o que a boca do Senhor falou”. 6Dizia uma voz: “Grita!” E respondi: “Que devo gritar?” A criatura humana é feno, toda a sua glória é como flor do campo; 7seca o feno, murcha a flor ao soprar o Senhor sobre eles. Sim, o povo é feno. 8Seca o feno, murcha a flor, mas a palavra de nosso Deus fica para sempre. 9Sobe a um alto monte, tu, que trazes a boa nova a Sião; levanta com força a tua voz, tu, que trazes a boa nova a Jerusalém, ergue a voz, não temas; dize às cidades de Judá: “Eis o vosso Deus, 10eis que o Senhor Deus vem com poder, seu braço tudo domina: eis, com ele, sua conquista, eis à sua frente a vitória. 11Como um pastor, ele apascenta o rebanho, reúne, com a força dos braços, os cordeiros e carrega-os ao colo; ele mesmo tange as ovelhas-mães”.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 95 (96)
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome! Dia após dia anunciai sua salvação.
R: Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
— Manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios! Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!” E os povos ele julga com justiça.
R: Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
— O céu se rejubile e exulte a terra, aplauda o mar com o que vive em suas águas; os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas.
R: Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
— Na presença do Senhor, pois ele vem, porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, e os povos julgará com lealdade.
R: Olhai e vede: o nosso Deus vem com poder!
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18, 12-14
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Está perto o dia do Senhor, ele mesmo virá para salvar-nos!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos.
- Palavra da salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por São Claudio de la Colombière (1641-1682), jesuíta
Sermão pregado em Londres, na presença da Duquesa de Iorque

O Filho de Deus vem à nossa procura
Imaginai a desolação de um pobre pastor cuja ovelha se tresmalhou. Em todos os campos vizinhos só se ouve a voz desse infeliz que, tendo abandonado o grosso do rebanho, corre pelas florestas e pelas colinas, passa pelas partes mais densas dos bosques e atravessa os silvados, lamentando-se e gritando com todas as forças e não se resolvendo a regressar sem ter encontrado a sua ovelha e a ter trazido para o redil.
Foi isto que fez o Filho de Deus, quando os homens se desviaram, pela sua desobediência, das orientações do seu Criador: desceu à terra e não rejeitou cuidados nem fadigas para nos restabelecer no estado de que tínhamos decaído. E é o que continua a fazer todos os dias com aqueles que se afastaram dele pelo pecado: segue-os, por assim dizer, não cessando de os chamar até os ter reconduzido ao caminho da salvação. Se assim não fosse, sabeis certamente o que seria feito de nós depois do primeiro pecado mortal: ser-nos-ia impossível regressar. Tem de ser Ele a fazer tudo primeiro: a dar-nos a sua graça, a procurar-nos, a convidar-nos a termos piedade de nós mesmos, pois sem isso não sonharíamos sequer em pedir-Lhe que tivesse misericórdia de nós. [...]
O ardor com que Deus nos procura é sem dúvida efeito de uma enorme misericórdia. Mas a doçura que acompanha este zelo indica uma bondade ainda mais admirável. Não obstante o desejo extremo que tem de nos fazer voltar, Ele nunca usa de violência, recorrendo apenas aos caminhos da doçura. Em toda a história do Evangelho, não encontro nenhum pecador que tenha sido convidado à penitência senão por meio da ternura e de vantagens alcançadas.

Fonte: www.arautos.org

Sem comentários:

Enviar um comentário