sexta-feira, 8 de julho de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 8 de julho de 2022

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! «Não sereis vós a falar, mas o Espírito de vosso Pai» 

ORAÇÃO INICIAL

 Jesus, que os próximos minutos na Tua presença me encham da Tua Vida, de Vida eterna, do Teu Amor sempre transbordante e transformador. 

 PALAVRA DE DEUS 

Hoje, Senhor, sentamo-nos os dois, cara a cara, em Mateus 10, 16-23: Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: «Envio-vos como ovelhas para o meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tende cuidado com os homens: hão-de entregar-vos aos tribunais e açoitar-vos nas sinagogas. Por minha causa, sereis levados à presença de governadores e reis, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não vos preocupeis em saber como falar nem com o que dizer, porque nessa altura vos será sugerido o que deveis dizer; porque não sereis vós a falar, mas é o Espírito do vosso Pai que falará em vós. O irmão entregará à morte o irmão e o pai entregará o filho. Os filhos hão-de erguer-se contra os pais e causar-lhes a morte. E sereis odiados por todos por causa do meu nome. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo: não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes de vir o Filho do homem». 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Quisera eu, Jesus, ter a coragem de não me escandalizar com as dificuldades que tenho de enfrentar na relação comigo mesmo, com os outros e, muitas vezes, Contigo, e reconhecer que são inerentes ao caminho de humanização que também fizeste. Quantos momentos já passei de julgamento e crítica por um dia me ter apaixonado por Ti! Quanta impulsividade em querer defender-me das humilhações! Quantos esquemas montados de querer argumentar, controlar, medir, justificar opções! Obrigado, Senhor, por um dia me teres sussurrado que a prudência e a simplicidade andam de mãos dadas com a sabedoria. E, sendo assim, não preciso de “tirar da manga” justificações para ser compreendido, mas tão só abrir as mãos e confiar que não saio das Tuas, sempre abertas e delas misteriosamente não caio! Obrigado pela Tua fidelidade que nas minhas incoerências me suporta e sustenta! Amar-Te, Senhor, expressa-se na pobreza da minha pouca fé, nos recuos e avanços, no desejo profundo de nunca me separar de Ti, de chegar a ser Um Contigo, como Tu és com o Pai, de modo a que quando eu fale seja a Ti que escutam!

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, acolhe a súplica que Te dirijo e não desvies os Teus olhos de mim, dos meus passos, a fim de que, na relação Contigo, eu cresça em sabedoria, estatura e graça! Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário