segunda-feira, 25 de julho de 2022

Evangelho e reflexão do dia 25 de julho de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!! “Tornar-se grande” 

ORAÇÃO INICIAL 

Olá, Jesus! Apesar de tudo o que à minha volta insiste em querer convencer-me de que estás ausente, ajuda-me a começar este momento de oração consciente de que Tu estás vivo, e é diante de Ti que estou e é em Ti que me movo e existo. 

PALAVRA DE DEUS

 Rezo com o Evangelho de hoje, Mt 20, 20-28:

 Naquele tempo, a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido. Jesus perguntou-lhe: «Que queres?». Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no Teu reino um à Tua direita e outro à Tua esquerda». Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei de beber?». Eles disseram: «Podemos». Então Jesus declarou-lhes: «Bebereis do Meu cálice. Mas sentar-se à Minha direita e à Minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem Meu Pai o designou». Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos. Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo. Será como o filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens». 

PISTAS DE ORAÇÃO 

Hoje celebramos na Igreja a Festa de São Tiago, apóstolo, chamado maior, bem conhecido pelas célebres peregrinações a Santiago de Compostela. Tiago era filho de Zebedeu e irmão do apóstolo João Evangelista. Foi o primeiro dos Apóstolos a receber a coroa do martírio, por volta do ano 42. Talvez por isso compreendemos um pouco melhor o estranho diálogo que acabamos de escutar. Primeiro não se percebe este pedido da mãe de Tiago e João. Na verdade, soa-me à típica “cunha”, coisa que me faz muita alergia. É curioso que Jesus responde dialogando não com a mãe, mas com os dois irmãos, que seriam os principais interessados. Jesus responde-lhes com uma pergunta que, ainda que velada, expressa já de antemão aquele que será o destino de Tiago: podeis beber o cálice que Eu hei de beber? Sim, podemos. E de facto Tiago beberá do cálice do martírio. É interessante a reação dos outros dez apóstolos, que se indignaram contra aqueles dois. Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo.» 

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, ainda estamos tão longe de Te compreender… Hoje peço-Te pelos nossos governantes, pelas nossas chefias, e também por cada um de nós, já que nalgum recanto do mundo seremos responsáveis de algo, nem que seja da nossa casa. Ajuda-nos, Senhor, a viver ao Teu jeito, não para ser servidos, mas para servir. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário