quarta-feira, 6 de julho de 2022

Evangelho e reflexão do dia 6 de julho de 2022

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! “Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel” 

ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Senhor! É uma alegria poder viver estes dias de Verão ao Teu lado! Durante o Verão, um tempo com rotinas diferentes, ajuda-nos a ir às ovelhas perdidas de Israel, como nos pedes no Evangelho de hoje!

 PALAVRA DE DEUS 

 O Evangelho de hoje é Mateus 10, 1-7. Jesus chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. São estes os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Cananeu, e Judas Iscariotes, que foi quem O entregou. Jesus enviou estes Doze, dando-lhes as seguintes instruções: “Não sigais o caminho dos gentios, nem entreis em cidade de samaritanos. Ide primeiramente às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus».

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Gosto muito do pormenor desta leitura, que elenca os nomes de todos aqueles que foram chamados por Ti. Ao ver os seus nomes, lembro-me das suas histórias, das suas profissões, das suas características. Tenho a certeza de que, quando formaste esta equipa, escolheste cada um pelo seu nome, pela sua identidade, por aquilo que poderia trazer ao grupo a partir da sua individualidade. É tão interessante pensar como a Igreja, desde as suas raízes, foi expressão de diversidade, ao mesmo tempo que foi um verdadeiro desafio à comunhão. Sei que cuidas de cada um de nós, valorizando aquilo que temos de melhor, dando significado à nossa História. Ajuda-nos, Jesus, a pôr os olhos nesta primeira comunidade e a aprender a cuidarmos uns dos outros, respeitando as nossas diferenças. Também me interpela a Tua preocupação: “ide primeiro às ovelhas perdidas”. Faz-me lembrar que a missão apostólica sempre teve os olhos postos nos últimos, nos perdidos: “Vim para salvar pecadores, não para salvar os justos” – disseste. Às vezes, é mais fácil entregar o nosso tempo aos que não estão perdidos, priorizar aqueles que não precisam, que exigem pouco, que nos facilitam a vida. Só que não é assim que Tu queres que pensemos, nem foi assim que pensaste comigo, quando precisei que viesses primeiro a mim. Obrigado pelo Teu compromisso com os mais necessitados, por nos desafiares a caminhar uma milha extra e a chegar àqueles que estão mais longe.

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, hoje quero pedir-Te que me ajudes a viver a minha individualidade, a minha História, o meu nome, com a consciência de que, tudo aquilo que eu sou, pode ser um dom para a Igreja, se eu quiser que assim seja. Quero também pedir-Te que nos ajudes a ser valentes, a estender uma mão àqueles que mais precisam e a estar atentos às nossas “ovelhas perdidas de Israel”. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário