sexta-feira, 7 de maio de 2021

Evangelho e reflexão do dia 7 de maio de 2021

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! «Ninguém tem maior amor...»

 ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Amigo Jesus. Aqui estou, mais uma vez, para aprender Contigo a viver bem, a cumprir-me, a chegar a ser aquilo para que fui criada.

 PALAVRA DE DEUS

 És claríssimo no que nos ensinas no Evangelho de hoje, Jo 15, 12-17: Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: «É este o Meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. Vós sois Meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a Meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em Meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros». 

PISTAS 

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos. O que é «dar a vida» por alguém? Olhando para Ti, Jesus, percebo que não foi só ao morreres na cruz que deste a vida pelos Teus amigos. Toda a Tua vida pública foi em função de nós. Consumiste-Te alegremente para nos dares a conhecer a boa notícia de termos Pai, de sermos filhos e também irmãos. Vejo também à minha volta múltiplos exemplos de vidas entregues, por amor: Recordo com saudade a D. Maria Augusta, de 87 anos, que morreu asfixiada há dias ao tentar salvar o seu marido, acamado, dum incêndio em casa. Contemplo com admiração a coragem do Ruy Santos, da ONG moçambicana Makobo, que foi há meses para Pemba, para apoiar os refugiados da guerra e por lá se mantém, apesar do cansaço e do perigo de vida, porque «não pode abandonar o seu povo». Olho para os profissionais de saúde de todo o mundo que têm sido um exemplo de dedicação e esquecimento de si próprios nesta longa pandemia. Agradeço à minha Mãe, Ana Maria, e a tantas e tantas mães do mundo, que colocam o bem dos seus filhos muito à frente dos seus interesses, da sua saúde e muitas vezes da sua própria vida. Na nossa Igreja alegro-me com milhares e milhares de padres, freiras, missionários, monges, leigos que se dedicam de alma e coração à construção do Reino de Deus nesta terra. E igualmente me alegro com tantos políticos honestos, tantos professores, juízes, voluntários, etc, etc que entregam a vida cada dia na promoção do bem comum. Parece-me, Jesus, que também a mim me mandas que vá entregando a minha vida pelos meus irmãos, os próximos e também aqueles de quem me aproximo. E que fazes isso também para o meu bem, para que a minha alegria seja completa. 

ORAÇÃO FINAL 

Amigo Jesus, encontro ainda em mim muito egoísmo e muita resistência em amar como Tu, mas se calhar o melhor é não me preocupar demasiadamente com isso. De facto, Tu, que me conheces melhor do que eu própria, continuas a escolher-me, a enviar-me e a acreditar que sou capaz de dar fruto que permaneça. Que assim seja! Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário