quinta-feira, 6 de maio de 2021

Evangelho e reflexão do dia 6 de maio de 2021

 Santa e abençoada quinta-feira para todos!!! «Permanecei no Meu amor, para que a vossa alegria seja completa» 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Jesus. Hoje a Igreja propõe um Evangelho muito curtinho, mas com a mensagem mais importante que nos deixaste. Peço-Te que me ajudes a assimilar esta alegria de permanecer no amor e a concretizá-la no meu dia-a-dia. 

 PALAVRA DE DEUS

 O Evangelho do dia é João 15, 9-11. Disse Jesus aos discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no Meu amor. Se guardardes os Meus mandamentos, permanecereis no Meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e permaneço no Seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a Minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa». 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Começo a minha oração por Te agradecer a forma como me amaste primeiro. Tantas vezes me surge a pergunta: “Como amar?”. E a Tua resposta é sempre: “Assim, como eu fiz”. De facto, quando ponho os olhos em Ti, aprendo sempre mais sobre o amor. Obrigado por seres mestre, exemplo e inspiração, por me ensinares a viver segundo o amor. Muitas vezes, a parte mais difícil é permanecer, guardar, defender, ficar – no amor. É tão fácil ser arrastado para fora desse lugar, seja pelas minhas irritações ou porque nada corre como esperava; por causa de limitações dos outros para as quais não encontro paciência; porque o mau humor cega; porque perco o controlo sobre as minhas intenções e acabo num lugar perdido, fora desse amor consciente que traz a alegria completa. Creio que é por isso, Jesus, que Te sabias tão necessitado da oração, tanto que a fazias constantemente, para permanecer ligado, conectado, consciente. Na minha vida, sei também que os momentos de alegria completa foram acompanhados por essa permanência mais firme na oração. Apercebo-me de que, quando dizes “permanecer”, não Te referes a uma atitude passiva, de acomodamento. O amor exige sempre a ação; por isso, permanecer é um convite a uma vida que se deixa impulsionar pela energia criadora do amor. Também quero agradecer-Te a inteireza desta alegria. Um Deus que não se contenta com metades é um Deus muito generoso. Ajuda-me a ser tão generoso como Tu e a não me conformar com o poucochinho da minha boa vontade. Ajuda-me a amar de forma completa e permanente. É um grande desafio, enorme!... Mas as coisas às metades nunca chegam para uma alegria completa.

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor, hoje quero comprometer-me a estar atento; a tentar seguir qualquer chamamento do amor que possa escutar; a procurar permanecer, de forma activa, no Teu amor. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário