sexta-feira, 24 de agosto de 2012

No mesmo dia, China perde Cardeal e Bispo


 
Taipé (Quinta-feira, 23-08-2012, Gaudium Press) O primeiro Cardeal de Taiwan, Mons. Paul Shan Kuo-Hsi, e o Bispo mais idoso do país, Dom Paul Cheng Shik-kuang, ambos nascidos na China Continental, faleceram ontem com poucas horas de diferença. A Igreja em Taiwan lamentou a morte dos prelados e destacou a fortaleza demonstrada pelo Cardeal.
"Nascido em Cristo, viveu em Cristo, morreu em Cristo: pertence a Cristo para sempre". Foi este o epitáfio deixado pelo Cardeal para ser colocado em sua sepultura.
O Cardeal, Bispo emérito de Kaohsiung, é reconhecido em Taiwan pelo seu testemunho admirável, tantopelos católicos como pelas autoridades civis. Mostrou sempre grande interesse pela unidade da Igreja na China Continental, onde nasceu em 1923 e para onde não mais pode regressas por causa das restrições do regime comunista.
"Estava preocupado com a formação de sacerdotes e seminaristas na terra firme, comentou um sacerdote à Agencia Asia News.
Só pode viver na China sua juventude e parte de sua vida religiosa, após seu ingresso na Companhia de Jesus, em 1946.
Foi ordenado sacerdote em Bagui, Filipinas. Foi nomeado Bispo de Hwalien, e, depois, de Kaohsiung, en 1991.
Foi criado Cardeal por João Paulo II, em 1998.
Por outro lado, o Bispo mais idoso de Taiwan, Dom Paul Cheng, Bispo emérito de Tainan, de 97 anos faleceu no mesmo dia que o Cardeal Shan, com apenas algumas horas de difereça.
Ele também nasceu na China Continental, sendo ordenado sacerdote em 1943. Em 1960 foi nomeado Bispo Auxiliar de Taipe e em 1966 foi nomeado para a diocese de Tainan, que dirigiu até 1990.
Os últimos anos de sua vida esteve em Taichung, sob os cuidados das Irmãs Missionárias da Providência.
Com informações da UCA News, Asia News e Agencia Fides.

Sem comentários:

Enviar um comentário