quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Evangelho e Reflexão do dia 23 de novembro de 2022

Santa e abençoada quarta-feira para todos!!!  

 ORAÇÃO INICIAL

 Bom dia, Senhor. Hoje a Igreja celebra muitos Santos que ouviram a Tua voz e a seguiram até ao fim. 

  PALAVRA DE DEUS

 Escutamos o Evangelho de São Lucas 21, 12-19: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Deitar-vos-ão as mãos e hão-de perseguir-vos, entregando-vos às sinagogas e às prisões, conduzindo-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome. Assim tereis ocasião de dar testemunho. Tende presente em vossos corações que não deveis preparar a vossa defesa. Eu vos darei língua e sabedoria a que nenhum dos vossos adversários poderá resistir ou contradizer. Sereis entregues até pelos vossos pais, irmãos, parentes e amigos. Causarão a morte a alguns de vós e todos vos odiarão por causa do meu nome; mas nenhum cabelo da vossa cabeça se perderá. Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas». 

  PISTAS DE ORAÇÃO

 É possível transpor o evangelho deste dia para o que vivemos, hoje, na nossa cidade. Lendo o capítulo 21, desde o início, percebemos o contexto do que Jesus diz. Jesus está no templo com os discípulos e comenta o que vê. As vaidades e lutas entre grupos, as riquezas do templo guardadas religiosamente (que boa expressão!) enquanto as viúvas e órfãos mal sobreviviam e os doentes eram escorraçados ou mal vistos. Hoje, estas atitudes não predominam na Igreja que conheço, embora continuem as vaidades e os abusos dos mais fracos. O que Jesus observava no templo, então o centro da comunidade, é o que hoje vemos nas notícias, nas redes sociais. O que acontece a quem é genuíno, defende a verdade, protege os indefesos? Não é perseguido mas é remetido para um nicho onde não incomoda e se mantém invisível à maioria. É um útil exercício percorrermos os nossos feeds de Instagram, que procuramos quando estamos sozinhos, ou nos isolamos. Quem dá testemunho da vida plena, de um Deus próximo, não enfrenta juízes e perseguições, mas enfrenta o vazio onde nem pode dar testemunho. Talvez por isso nas igrejas nos dediquemos tanto a discutir pormenores, normas públicas e privadas e a pouca santidade do grupo do lado. Para discutir que lugar ocupamos na escala da virtude há sempre público…  

 ORAÇÃO FINAL

 Senhor, peço-Te que me orientes o coração e o olhar para onde o Teu coração bate e os teus olhos vêm, para eu deixar as distrações e pôr mãos à obra. Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário