segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Evangelho e reflexão do dia: 21 de novembro de 2022

 Santa e abençoada segunda-feira para todos!!!
 
«Viu uma viúva muito pobre deitar duas pequenas moedas»
 
ORAÇÃO INICIAL
Olá, meu Deus! Espero que estejas bem. Eu estou. Não temos falado muito ultimamente.
Eis agora uma oportunidade para pôr a conversa em dia a partir do evangelho de São Lucas.
 
PALAVRA DE DEUS
Lemos hoje Lucas 21, 1-4.
Jesus levantou os olhos e viu os ricos deitarem na arca do tesouro as suas ofertas.
Viu também uma viúva, muito pobre, deitar duas pequenas moedas.
Então, Jesus disse: «Em verdade vos digo: esta viúva pobre deu mais do que todos os outros. Todos eles deram do que lhes sobrava; mas ela, na sua penúria, ofereceu tudo o que possuía para viver».
 
PISTAS DE ORAÇÃO
Jesus levantou os olhos e viu. Se não levantamos o olhar, não vemos; é simples.
Podemos não querer ver. Podemos não gostar do que vemos.
O que vemos pode transformar-nos. Há um risco em fazê-lo; por isso, muitas vezes podemos não querer ver. Para nós, há uma diferença enorme entre duas moedas de 1 cêntimo e duas malas cheias de notas de 500 euros. Para Deus, não. Para Deus, o valor monetário é indiferente. O único valor que Deus reconhece é o que está no coração de cada um. E isso choca-nos!
Naquela época, só pelo facto de ser viúva, esta mulher era pobre.
No entanto, o evangelista Lucas, reforça este aspecto, acrescentando que ela era “muito pobre”.
Por contraste, o seu coração era extremamente rico. Apesar de aquelas duas moedas não valerem nada materialmente, a sua oferta tinha muito mais valor do que todo o ouro e ofertas caras colocados na arca do tesouro por hábito, por obrigação ou por pensar que Deus iria fazer algum milagre mais depressa.
Deus ignora o valor do dinheiro. O homem não. Bem o sabemos.
Esta viúva acreditou na providência de Deus. Entregou-lhe tudo o que tinha para viver. Com toda a confiança. E Deus ouviu a sua oração.
 
ORAÇÃO FINAL
Senhor, ensina-me a ser menos calculista, a dar sem esperar que me retribuam, a pedir-Te sem tentar subornar-Te ou convencer-Te do que eu acho que preciso. Faz-me acreditar de coração inteiro e colocar-me nas Tuas mãos com toda a confiança.

Ámen!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário