terça-feira, 2 de agosto de 2022

Evangelho e reflexão do dia 2 de agosto de 2022

Santa e abençoada terça-feira para todos!!!   «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!»  
 ORAÇÃO INICIAL 
Bom dia, Senhor! Estou de férias, talvez como muitos de nós. E o que Te peço, hoje, que aqui venho ao Teu encontro, é que nos ajudes e ensines, a todos, a descansar e a aproveitar este tempo, nas tantas oportunidades que nos rodeiam, para descobrir a Tua presença, sempre, nas nossas vidas. Ámen!   
 
PALAVRA DE DEUS
 Hoje, Senhor, interpelas-me através de Mateus 14, 22-36: Logo que as despediu, subiu a um monte para orar na solidão. E, chegada a noite, estava ali só. O barco encontrava-se já a várias centenas de metros da terra, açoitado pelas ondas, pois o vento era contrário. De madrugada, Jesus foi ter com eles, caminhando sobre o mar. Ao verem-No caminhar sobre o mar, os discípulos assustaram-se e disseram: «É um fantasma!» E gritaram com medo. No mesmo instante, Jesus falou-lhes, dizendo: «Tranquilizai-vos! Sou Eu! Não temais!» Pedro respondeu-Lhe: «Se és Tu, Senhor, manda-me ir ter Contigo sobre as águas.» «Vem» - disse-lhe Jesus. E Pedro, descendo do barco, caminhou sobre as águas para ir ter com Jesus. Mas, sentindo a violência do vento, teve medo e, começando a ir ao fundo, gritou: «Salva-me, Senhor!» Imediatamente Jesus estendeu-lhe a mão, segurou-o e disse-lhe: «Homem de pouca fé, porque duvidaste?» E, quando entraram no barco, o vento amainou. Os que se encontravam no barco prostraram-se diante de Jesus, dizendo: «Tu és, realmente, o Filho de Deus!» (…)   
PISTAS DE 
Interpela-me, Senhor, a Tua urgência na Oração e como eu, tantas vezes, a deixo para último lugar, para o tempo que me sobra e que, na verdade, nunca me sobra… Interpela-me, Senhor, o reconhecer como é fácil assustar-me com o que sai dos meus esquemas e preconceitos, o que vai para além da minha limitada mentalidade… Interpela-me, Senhor, que não seja capaz de reconhecer que perante os meus medos, que são tantos, Tu me digas: “Tranquiliza-Te! Sou Eu! Não temas!” Interpela-me, Senhor, a fé de Pedro, que se atira para as águas, “à maluca”, só porque um “fantasma” lhe diz “Vem” e que, de facto, caminhe sobre elas… Sim, Pedro também chega a caminhar sobre as águas e só vacila e começa a ir ao fundo quando, perante a violência do vento, tem medo… Sim, talvez nos afundemos apenas porque deixamos que o medo seja mais forte do que a confiança que temos em Ti… apenas porque não somos capazes de reconhecer a mão que nos estendes em todas a circunstâncias, mesmo as mais violentas, da nossa vida… apenas porque nos esquecemos de que estamos, consciente ou inconscientemente, seguros… E interpela-me, Senhor, saber que, apesar de toda a nossa história, não sou capaz de dizer como estes homens: «Tu és, realmente, o Filho de Deus!»   
FINAL
 Obrigada, Senhor, pela Paz que a Tua Palavra traz ao meu coração. Que eu saiba levar esta Paz a todos lugares por onde estarei e a todas as pessoas com quem estarei estes dias. Ámen!

Sem comentários:

Enviar um comentário