quarta-feira, 22 de setembro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 22 de setembro de 2021

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! 

"Deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios e para curarem todas as doenças» 

 ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia Jesus, bom dia Pai, bom dia Espirito Santo e bom dia Maria. Obrigado por estarem presentes no mundo, presentes como dom nas nossas vidas quotidianas. Hoje é quarta feira e o setembro já vai quase no fim, tudo está a recomeçar depois dos momentos de pausa que vivemos nos meses anteriores. Ajudem-nos a deixar-nos guiar.

 PALAVRA DE DEUS Hoje rezamos com o EVANGELHO de Lucas, 9, 1-6: 

Naquele tempo, Jesus chamou os doze Apóstolos e deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios e para curarem todas as doenças. Depois enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: «Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem alforge, nem pão, nem dinheiro, e não leveis duas túnicas. Quando entrardes em alguma casa, ficai nela até partirdes dali. Se alguns não vos receberem, ao sair dessa cidade, sacudi o pó dos vossos pés, como testemunho contra eles». Os Apóstolos partiram e foram de terra em terra a anunciar a boa nova e a realizar curas por toda a parte. 

 PISTAS 

Quando terminei de ler a leitura fiquei a pensar no que nos queria dizer Jesus com esta passagem: "deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demónios e para curarem todas as doenças. Depois enviou-os a proclamar o reino de Deus e a curar os enfermos". Penso que o que Jesus nos quer dizer é que o mais importante não é a doença mas a experiência que ela provoca em cada a um. Uma experiência que pode ser humanizante e construtora ou o seu contrário. E nesse sentido há alguma coisa mais importante que a cura. Quando hoje nos apontas uma missão de curar e expulsar demônios eu entendo que a missão é dar a conhecer Aquele que nos pode levar de uma experiência desumanizadora a uma experiência de plenitude. De uma experiência de trevas a uma experiência de luz, de uma experiência de sofrimento a uma experiência de libertação, de uma experiência de tristeza a uma experiência de alegria, de uma experiência intimista a uma experiência partilhada. Depois quando nos diz estas palavras "Não leveis nada para o caminho", penso que devemos escutar - «Confiai». Confiai que Deus porá palavras em tua boca e inteligência na tua mente, que não te faltará o essencial, que tens a capacidade para fazer aparecer aquilo de que precisas. E quando a palavra nos diz "quando entrardes numa casa ficai nela" penso que Jesus nos quer ensinar a levar os processos de acompanhamento até ao fim, mas que não trabalhamos sozinhos, que somos parte de uma comunidade, de uma igreja, membros de um corpo onde Cristo é a Cabeça. Não é necessário saltitar de casa em casa, querer curar todos, ir a todo o lado. Confiar que Deus fará e irá onde nós não podemos. E se não nos receberem, se não conseguirmos fazer nada, se for só insucessos, se por fraqueza, por erro, por resistência não conseguirmos construir nada, há que não desanimar, e partir para outro lado. Isto é de uma grande sabedoria, porque muitas vezes estamos a insistir em ideias, coisas, é até pessoas que não estão no momento de entender, de dar passos.

 ORAÇÃO FINAL 

Senhor, obrigado porque a Tua palavra é libertadora. Não nos prende nas eficácias humanas mas aponta-nos para a confiança em Ti, que tens o poder de chegar a tantos locais e pessoas onde nós não chegamos. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário