terça-feira, 14 de setembro de 2021

Evangelho e reflexão do dia 14 de setembro de 2021

Santa e abençoada terça-feira para todos!!! “Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho” ORAÇÃO INICIAL

Bom dia Jesus! Hoje, ainda que o mundo não saiba, é dia de festa. É o dia da exaltação da cruz e quero vivê-lo em festa contigo!

 PALAVRA DE DEUS

 Celebramos com o Evangelho segundo São João 3, 13-17: Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Ninguém subiu ao Céu senão Aquele que desceu do Céu: o Filho do homem. Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita tenha n’Ele a vida eterna. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele». 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Hoje a Igreja de todo o mundo celebra uma festa: o dia da exaltação da cruz! Sim, uma festa, o padre veste de vermelho, a igreja está ornamentada. Ainda que o mundo que passa nas ruas paralelas às igrejas não o saiba, e ainda menos o viva, o dia de hoje seguirá igual; igual na vida de tantos crentes ou não, que esperam boas notícias, ou desejam profundamente que alguém faça algo pelo mundo tão conturbado, e passam um dia mais sem celebrarem a maior revolução da história que hoje se celebra. Seria dia para irmos de vermelho para os nossos trabalhos, provocar a questão se vamos assim por sermos de um determinado clube de futebol, e assim termos a oportunidade de dizer que não, que fazemos parte de uma equipa muito maior, que abarca a humanidade! Este diálogo de Jesus com Nicodemos (Nike+Demos=vitória do povo) poderia acontecer hoje contigo ou comigo pois, através de cada um de nós, Jesus quer transformar um pouco mais algum metro quadrado deste povo tão amado. Tão grande é o valor da cruz que já nada há no mundo, nem o maior sofrimento, que não tenha sido atravessado pelo amor, pela liberdade, pela alegria! Hoje celebramos que o sofrimento e a alegria são compatíveis! O valor da cruz é grande porque nela há Alguém… Na minha cruz, na tua cruz, em cada cruz do mundo há alguém nela voluntariamente crucificado. Se hoje usares uma cruz ao peito, que o faças como quem possui um tesouro. É por ela que, perante o maior desprezo, sendo nós vitimas ou transgressores, nos é devolvida a dignidade e a identidade original que ninguém nos pode tirar: somos filhos muito amados. Não vim ao mundo para condenar mas para salvar! A Cruz é o nosso sinal de esperança, de onde emana o sentido da nossa vida e da Igreja! Olhando para ela, que como teus discípulos, Jesus, Te manifestemos o nosso desejo de colaborar contigo aceitando as cruzes de hoje e encontrando-te a Ti nelas! Haja festa!

 ORAÇÃO FINAL

 Jesus, que as cruzes que eu hoje viver ou pressentir à minha volta não me destruam, não me levem a condenar, nem a mim nem aos outros, mas ajudem a resgatar o valor que Tu lhes deste. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário