quarta-feira, 14 de abril de 2021

Evangelho e reflexão do dia 14 de abril de 2021

 Santa e abençoada quarta-feira para todos!!! “Quem pratica a verdade aproxima-se da luz” 

ORAÇÃO INICIAL

 Obrigado, Senhor, pela oportunidade de teres hoje uma palavra para nós, e para mim em concreto. Procuro-te e abro-me à tua presença!

 PALAVRA DE DEUS

 Hoje vens ao nosso encontro através do Evangelho de São João 3, 16-21: Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más ações odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus». 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 Desde a Quaresma que me tem acompanhado esta personagem com o nome de Nicodemos. Etimologicamente do Grego: Nike (Vitoria) Demos (Povo). Esta personagem pertencente ao núcleo do mundo Judaico e, portanto, está ligado ao cumprimento estrito das leis. Sabemos que o nome da pessoa está ligado à sua missão e este Nicodemos estava ligado à sua missão de dar e de ser vitória do povo. Esta personagem aparece três vezes no Evangelho de João, através das quais se pode acompanhar o processo de passagem das trevas à luz que Nicodemos vai fazendo, em sentido inverso ao dos discípulos. Enquanto os discípulos, durante o tempo pascal vão da luz, da companhia de Jesus até às trevas e fuga, Nicodemos é aquele que começa a ser convidado a nascer de novo no meio do seu medo; é justamente quando Jesus começa a ser perseguido que, pouco a pouco, Nicodemos se vai aproximando mais de Jesus, até ser o próprio, com José de Arimateia a ir buscar e cuidar do corpo de Jesus, dando assim testemunho da sua fé diante de todos. Na leitura que lemos e escutámos, Jesus não fica a dar uma lição de moral a Nicodemos, diz as coisas como são, abrindo-lhe o desejo e a possibilidade: “Quem pratica a verdade aproxima-se da luz!” Talvez para nós, agora que ainda paira no ar o aroma pascal, seja este o convite de Jesus: aproximar-me mais de Jesus, da luz, pouco a pouco e, assim, ser salvação do povo. Por tudo isto, e para refrescar a minha memória espiritual, tem-me ajudado muitíssimo calçar umas Nike.

 ORAÇÃO FINAL

 Obrigado, Senhor, pela Tua Palavra. Que também eu, com o meu testemunho, possa ser uma personagem viva do Teu Evangelho e possa acompanhar muitos das trevas à luz. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário