terça-feira, 13 de abril de 2021

Evangelho e reflexão do dia 13 de abril de 2021

 Santa e abençoada terça-feira para todos!!! «Os que haviam abraçado a fé tinham um só coração e uma só alma» 

ORAÇÃO INICIAL 

Senhor, neste tempo em que continuamos a celebrar a Páscoa queremos reiterar e experimentar que a vida e o amor têm mais força que a morte – e em especial neste ano tão único. Ajuda-me a ressuscitar a esperança. 

PALAVRA DE DEUS 

A primeira leitura de hoje é Atos dos Apóstolos 4, 32-37: A multidão dos que haviam abraçado a fé tinha um só coração e uma só alma; ninguém considerava seu o que lhe pertencia, mas tudo entre eles era comum. Os Apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus com grande poder e gozavam todos de muita simpatia. Não havia entre eles qualquer necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas e traziam o produto das vendas, que depunham aos pés dos Apóstolos, e distribuía-se então a cada um conforme a sua necessidade. José, um levita natural de Chipre, a quem os Apóstolos chamaram Barnabé – que quer dizer «Filho da Consolação» – possuía um campo. Vendeu-o e trouxe o dinheiro, que depositou aos pés dos Apóstolos. 

PISTAS 

Jesus, neste tempo de Páscoa, de continuidade da Tua Ressurreição, gostaria de compreender, viver, sentir e saborear mais do que significam aquelas palavras “Ele venceu a morte”. De cada vez que o ano litúrgico “dá a volta” tantas perguntas voltam... Hoje, ouvindo a forma de vida dos que estiveram, caminharam, riram, falaram e discutiram contigo, Jesus, penso que talvez me possam dar pistas para responder à pergunta: afinal o que é a vida que vence? Sinto que eles, “a multidão dos que haviam abraçado a fé”, como diz a leitura, são no fundo a parte visível e humana que sobra de Ti. Eles, em diferentes circunstâncias, mas como Tu, também viveram a perda, a frustração, a perseguição. Esconderam-se diante da experiência de morte, parecem ter ficado mudos, assustados, confundidos e sem sentido. Eu também… Há tantos dias em que me sinto muda, cansada, assustada, confundida, sem sentido, frustrada, sem esperança, sem visão… Contudo, esta leitura fala-me do outro lado da moeda. É como se os Teus discípulos me perguntassem: e se o que conheces como fim não fosse um fim, mas uma transformação? Como seria? Eles mesmos dão algumas respostas, não com palavras, mas com a vida. A mim dizem-me: experiência de vida é experiência relacional, é experiência de ressurreição. Experimentar a ressurreição é descobrir que já não sou um mas que o ser com todos nos faz um. “Tinham um só coração e uma só alma”. Não creio que fossem todos iguais e monocromáticos, creio que tinham um só coração, um só centro, moviam-se com o mesmo ponto de partida e desde aí expandiam tudo o que era vida. Parece que vida e comunhão são inseparáveis, de facto, muitos dizem por aí que “nenhum homem é uma ilha”. Onde posso, Senhor, descobrir estes sinais de vida nova no meu dia a dia? 

ORAÇÃO FINAL

 Ajuda-me, Jesus, a saborear e viver estas palavras de John Donne: “Nenhum homem é uma ilha, completo em si próprio; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo”. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário