quarta-feira, 31 de março de 2021

Evangelho e reflexão do dia 31 de março de 2021

 Santa e abençoada quarta-feira da semana santa!!! “O Senhor Deus vem em meu auxílio…” 

 ORAÇÃO INICIAL

 Senhor, que hoje desperte com sede da Tua Palavra! Abre, Jesus, os meus ouvidos para Te escutar sem resistências; que a Tua voz ecoe dentro de mim mais forte do que todas as outras vozes! 

PALAVRA DE DEUS 

 Hoje a Palavra de Deus chega-nos em Isaías 50, 4-9. O Senhor deu-me a graça de falar como um discípulo, para que eu saiba dizer uma palavra de alento aos que andam abatidos. Todas as manhãs Ele desperta os meus ouvidos, para eu escutar, como escutam os discípulos. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos e eu não resisti nem recuei um passo. Apresentei as costas àqueles que me batiam e a face aos que me arrancavam a barba; não desviei o meu rosto dos que me insultavam e cuspiam. Mas o Senhor Deus veio em meu auxílio, por isso não fiquei envergonhado; tornei o meu rosto duro como pedra, e sei que não ficarei desiludido. O meu Defensor está perto de mim. Pretende alguém instaurar-me um processo? Compareçamos juntos. Quem é o meu adversário? Que se apresente! O Senhor Deus vem em meu auxílio. Quem ousará condenar-me? 

PISTAS DE ORAÇÃO

 Estamos em plena Semana Santa. Acompanhamos Jesus no Seu caminho Pascal. Este cântico de Isaías, do Servo de Jahvé, mostra o sofrimento, mas também a confiança no Deus verdadeiro. Jesus, na Sua Paixão, assumiu todo o sofrimento do mundo. Este ano senti muito essa união de Jesus a todas as pessoas que estão a sofrer. Acompanhei algumas e vi que, no grande sofrimento que tiveram, souberam pôr a sua confiança em Deus e n’Ele se apoiaram. Puderam dizer como o servo: “O meu Defensor está junto de mim”. E o fardo tornou-se mais leve, possível de ser carregado até ao fim. Todas as circunstâncias da minha vida, fáceis ou difíceis, posso vivê-las bem, se perceber que Deus está por mim e não contra mim! “Se Deus está por nós, quem poderá estar contra nós? Ele, que nem sequer poupou o Seu próprio Filho, mas O entregou por todos nós, como não havia de nos oferecer tudo juntamente com Ele?” Cada dia somos convidados a parar, dando tempo a Deus para O escutar. Somos desafiados a penetrar na Palavra de Deus para tomarmos consciência deste amor imenso, para podermos reconhecer como se manifesta na nossa vida, como de todas as circunstâncias podemos sair vencedores, porque nada nem ninguém nos pode separar do Seu Amor. Toda esta riqueza que, como discípulos, recebemos, não é para ficar guardada em nós! Cheios dessa força, poderemos levá-la aos desanimados. Só Deus pelo Seu Espírito Santo nos pode dar as palavras certas para levar alento aos que mais dele precisam. 

ORAÇÃO FINAL

 Jesus, que o nosso coração se encha de amor no contacto Contigo! Que sejamos esses canais “desentupidos”, por onde o amor passa, por onde o alento e a esperança chegam a todos. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário