sexta-feira, 12 de março de 2021

Evangelho e reflexão do dia 12 de março de 2021

 Santa e abençoada Sexta-feira para todos!!! ‘Qual é o primeiro de todos os mandamentos?’ 

ORAÇÃO INICIAL 

Bom dia, Jesus. Obrigada por este tempo Quaresmal que nos ofereces para aprender Contigo a discernir o que realmente é essencial na vida. Ajuda-nos, ilumina-nos e guia-nos nas pequenas e grandes decisões da vida. 

 PALAVRA DE DEUS 

O evangelho de hoje é Marcos 12, 28-34. Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu-lhe: «O primeiro é este: ‘Escuta, Israel: o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há nenhum mandamento maior que estes». Disse-Lhe o escriba: «Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele. Amá-Lo com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios». Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». E ninguém mais se atrevia a interrogá-Lo. 

 PISTAS DE ORAÇÃO

 A Quaresma é um tempo em que Deus nos convida a ir mais além do nosso conforto e dos nossos gostos para crescer no amor a nós próprios, aos outros e a Deus. Há quem faça, neste tempo, o sacrifício de não comer chocolate, carne, de não entrar no Facebook ou não bisbilhotar. Já estamos a metade da Quaresma, e eu sinto que a pergunta “Que fazer em especial neste tempo?” ainda me segue interiormente. O evangelho de hoje apresenta-nos um critério essencial de vida em qualquer discernimento, seja quanto ao que fazer de especial na Quaresma ou diante de uma opção de trabalho, de relação humana ou de caminho vocacional. Um escriba, ao contrário de outras vezes, faz uma pergunta a Jesus, não para O criticar, mas apreciando-O e considerando-O: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu-lhe: «Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu ser e ao teu próximo como a ti mesmo.» O critério de buscar sempre o que nos ajude a crescer no amor foi o que marcou a vida de Jesus e é como Ele nos guia. A palavra amor, no evangelho, traduz-se originalmente como “ágape”, que significa a atitude ou gesto daquele que se dá gratuitamente, sacrificialmente, livremente, mais além do prazer ou da recompensa que possa receber. Como reconhecemos que este é o amor com que Deus nos trata e ama? A que nos chama este amor de “ágape”? 

 ORAÇÃO FINAL 

Senhor, ajuda-me a experimentar o Teu abraço protetor, respeitoso e cheio de esperança. Ilumina-me para que o Teu amor possa crescer em mim nesta Quaresma e possa guiar-me nas opções e discernimentos. Amém!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário