sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Liturgia diária: 18 de dezembro de 2015

Sexta-feira, 18 de Dezembro de 2015
3° Semana do Advento
Santo do dia: Beata Nemésia Valle, virgem
Cor litúrgica: roxo
Primeira leitura: Jeremias 23, 5-8
Leitura do livro do profeta Jeremias:
5Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: 'Senhor, nossa Justiça.' 7Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar 'Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito' 8- mas sim: 'Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países', para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra'.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 71 (72)
- Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
- Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
- Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1, 18-24
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Ó guia de Israel, que no monte do Sinai, orientastes a Moisés, oh, vinde redimir-nos com braço estendido!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: 'José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados'. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23'Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco.' 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por Beato Pio IX (1792-1878), Papa
Decreto “Urbi et Orbi” de 8 de Dezembro de 1870
São José, esposo de Maria, pai adoptivo de Jesus, Patrono da Igreja
Tal como Deus estabeleceu o Patriarca José, filho de Jacob, governador de todo o Egipto, para assegurar ao povo o alimento necessário à vida (Gn 41,40s), da mesma forma, quando se cumpriram os tempos em que ia enviar o seu Filho único para resgatar o mundo, o Eterno escolheu um outro José, do qual o primeiro era a figura, estabeleceu-o príncipe e senhor da sua casa e dos seus bens, e confiou-lhe a guarda dos seus mais preciosos tesouros. Com efeito, José desposou a imaculada Virgem Maria, da qual, pelo poder do Espírito Santo, nasceu Jesus Cristo, que quis passar aos olhos de todos por filho de José e Se dignou ser-lhe submisso. José não só viu Aquele que tantos profetas e reis tinham desejado ver (Lc 10, 24), como conversou com Ele, apertou-O nos braços com particular ternura, cobriu-O de beijos. Com um cuidado cheio de zelo e uma solicitude sem igual, alimentou Aquele que os fiéis haviam de comer como pão da vida eterna.
Em virtude desta dignidade sublime a que Deus elevou o seu servo fiel, sempre a Igreja exaltou e honrou S. José com um culto excepcional, ainda que inferior ao que presta à Mãe de Deus, e sempre implorou a sua assistência nas horas críticas. [...] Por isso, declaramos solenemente S. José Patrono da Igreja Católica.
Fonte: www.arautos

Sem comentários:

Enviar um comentário