quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Liturgia diária: 17 de dezembro de 2015

Quinta-feira, 17 de Dezembro de 2015
3° Semana do Advento
Santo do dia: Santa Viviam abadessa
Cor litúrgica: roxo
Primeira leitura: Gênesis 49, 2.8-10
Leitura do livro do Gênesis:
Naqueles dias, Jacó chamou seus filhos e disse: 2Juntai-vos e ouvi, filhos de Jacó, ouvi Israel, vosso pai! 8Judá, teus irmãos te louvarão; pesará tua mão sobre a nuca de teus inimigos, se prostrarão diante de ti os filhos de teu pai. 9Judá, filhote de leão: subiste, meu filho, da pilhagem; ele se agacha e se deita como um leão, e como uma leoa; quem o despertará? 10O cetro não será tirado de Judá, nem o bastão de comando dentre seus pés, até que venha Aquele a quem pertencem, e a quem obedecerão os povos'.
- Palavra do Senhor
- Graças a Deus
Salmo 71 (72)
- Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
- Das montanhas venha a paz a todo o povo, e desça das colinas a justiça! Este Rei defenderá os que são pobres, os filhos dos humildes salvará.
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
- Nos seus dias a justiça florirá e grande paz, até que a lua perca o brilho! De mar a mar estenderá o seu domínio, e desde o rio até os confins de toda a terra!
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
- Seja bendito o seu nome para sempre! E que dure como o sol sua memória! Todos os povos serão nele abençoados, todas as gentes cantarão o seu louvor!
R: Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 1, 1-17
- Aleluia, Aleluia, Aleluia!
- Ó Sabedoria do Altíssimo, que tudo determina, com doçura e com vigor: oh, vem nos ensina o caminho da prudência!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus:
1Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão. 2Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacó; Jacó gerou Judá e seus irmãos. 3Judá gerou Farés e Zara, cuja mãe era Tamar. Farés gerou Esrom; Esrom gerou Aram; 4Aram gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson Gerou Salmon; 5Salmon gerou Booz, cuja mãe era Raab. Booz gerou Obed, cuja mãe era Rute. Obed gerou Jessé. 6Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que tinha sido a mulher de Urias. 7Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; 8Asa gerou Josafá; Josafá gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; 9Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; 10Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias. 11Josias gerou Jeconias e seus irmãos, no tempo do exílio na Babilônia. 12Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; 13Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliaquim; Eliaquim gerou Azor; 14Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; 15Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacó. 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. 17Assim, as gerações desde Abraão até Davi são quatorze; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Comentário do dia por Santo Ireneu de Lyon (c. 130-c. 208)
Bispo, teólogo, mártir
Contra as heresias, IV, 20, 4-5; SC 100

«Genealogia de Jesus Cristo»
Há um único Deus, que pelo seu Verbo, sua Palavra e sua Sabedoria, fez e harmonizou todas as coisas. Deus Criador deu esse mundo ao género humano. [...] Na sua grandeza, Ele é desconhecido de todos seres que criou, porque ninguém escrutinou a sua origem. [...] No entanto, no seu amor, é conhecido desde sempre, graças Àquele por meio do qual criou todas as coisas (Rom 1,20), que não é outro senão o Verbo, nosso Senhor Jesus Cristo, que nos últimos tempos Se fez homem entre os homens, para unir o fim ao princípio, isto é, o homem a Deus.
É por isso que os profetas, depois de terem recebido desta mesma Palavra o dom da profecia, pregaram antecipadamente a sua vinda na carne, pela qual se realizou a comunhão entre Deus e o homem, de acordo com a vontade do Pai. Desde o início, de facto, o Verbo anunciou que Deus havia de ser visto pelos homens, que com eles viveria e conversaria na Terra (Ba 3,38), e que Se tornaria presente à obra que tinha modelado, para a salvar. [...] Portanto, os profetas anunciaram com antecedência que Deus seria visto pelos homens, de acordo com o que o Senhor também disse: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5,8). É certo que, em razão da grandeza e da glória indizível De Deus, «o ser humano não pode ver-Me e permanecer vivo» (Ex 33,20), porque o Pai é inatingível. Mas, em razão do seu amor, da sua bondade para com os homens e da sua omnipotência, Ele vai ao ponto de conceder àqueles que O amam o privilégio de verem a Deus [...] porque «o que é impossível aos homens é possível a Deus» ( Lc 18,27).
 Fonte: www.arautos.org

Sem comentários:

Enviar um comentário