domingo, 4 de outubro de 2015

REFLEXÃO: XXVII Domingo tempo comum – ano B – 4.10.2015


    
Vivemos num tempo em que os Valores da família são por muitos ignorados ou esquecidos. As leituras falam da dignidade do Matrimônio cristão, dentro do maravilhoso PLANO DE DEUS...

     A 1a leitura apresenta Deus criando o Homem e a Mulher, para se completarem, para se ajudarem, para se amarem. O texto não é uma reportagem de fatos passados, mas uma CATEQUESE:
 1) A Origem da vida e do homem está em Deus...
 2) A solidão é uma experiência terrível para a pessoa humana. ADÃO, apesar de possuir o domínio sobre todas as criaturas,não está plena-mente realizado. Sente profunda SOLIDÃO. Falta-lhe alguém com quem compartilhar a vida e a felicidade.DEUS preenche sua solidão, criando então a mulher, dotada da mesma natureza e da mesma dignidade. É na partilha de suas vidas no amor, que o homem encontra a realização plena de sua existência.
 3) Homem e mulher são iguais em dignidade. Eles são "da mesma carne", partícipes do mesmo destino. Completam-se um ao outro e juntos complementam a obra do Criador. Esta realidade exige que homem e mulher se respeitem e exclui qualquer atitude egoísta de dominação. 
4) Unidade: "Se tornarão uma só carne" = uma só pessoa... Uma fusão não apenas dos corpos, mas na sua totalidade: corpo e alma: com seus projetos, seus sentimentos, seus ideais, suas tendências, suas esperanças, suas amizades... SUA FÉ...
     A 2ª Leitura lembra a "qualidade" do amor de Deus pelos homens.Deus amou tanto os homens, que enviou ao mundo o seu Filho único. O Filho solidarizou-se com os homens, partilhou a debilidade deles e aceitou morrer na cruz para dizer aos homens que a verdadeira vida está no amor, que se dá até às últimas consequências. O casal cristão deve também testemunhar,com a sua doação sem limites e com a sua entrega total, o amor de Deus pela humanidade.
     No Evangelho, Jesus é perguntado sobre o DIVÓRCIO permitido pela lei de Moisés em certos casos, para proteger a mulher das arbitrariedades do marido. Cristo responde: Moisés permitiu por causa da dureza do vosso coração…Mas desde o começo da Criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe, e os dois serão uma só carne... Portanto, o que Deus uniu o homem não separe”. Diante da posição do Mestre, os discípulos ficam perplexos... E Jesus conclui: "Quem despede sua mulher e se casa com outra, comete adultério" O Evangelho nos apresenta o projeto ideal de Deus para o homem e para a mulher que se amam: eles são convidados a viverem em comunhão total um com o outro, dando-se um ao outro, partilhando a vida um com o outro, unidos por um amor que é mais forte do que qualquer outro vínculo. O amor de um homem e de uma mulher que se comprometem diante de Deus e da sociedade deve ser um amor eterno e indestrutível, que é reflexo desse amor que Deus tem pelos homens. O divórcio e a poligamia não fazem parte do projeto de Deus. Jesus reafirma a unidade e indissolubilidade do matrimônio e condena o divórcio e a poligamia. Numa época, em que muitos procuram destruir ou desfigurar a família, é urgente proclamar o Plano de Deus sobre o Matrimônio e a Família. Não é uma norma da Igreja, é Plano de Deus, reafirmado por Cristo.

      O texto finaliza com uma referência às CRIANÇAS,  as maiores vítimas de uma família fragmentada: As mães levam seus filhos até Jesus para que os abençoe. Os apóstolos impacientes tentam impedir…JESUS: "Deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas…Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos". Os esposos não podem pensar só em si mesmos, esquecendo os filhos… A Missão dos pais é repetir o gesto das mães israelitas: levar seus filhos a Jesus, para que, abençoadas por ele e crescendo na sua escola, conservem a inocência e sejam um dia recebidas no reino dos céus, preparado para elas. 
 Nossa atitude para com os divorciados: Acolher, integrar, compreender e ajudar aqueles a quem as circunstâncias da vida impediram de viver o projeto ideal de Deus. Sem renunciar ao "ideal", que Deus propõe e Jesus reafirma no Evangelho. A felicidade de uma família só existe quando há COMUNHÃO: entre os esposos, com os filhos e também com Deus
     Rezemos para que nossas famílias sejam a família que Deus quer:"Santuário da vida" e "Berço do Amor e da Fé".


Fonte: www.buscandonovasaguas.com

Sem comentários:

Enviar um comentário