quarta-feira, 18 de março de 2020

Evangelho e reflexão do dia 17.03.2020

Votos de uma santa quarta-feira a todos!!!

ORAÇÃO INICIAL
Bom dia, Jesus!
Como estás?
Como está o mundo, como estão os países, as cidades, as ruas, as pessoas que vivem comigo? Eu própria? Há tantos contrastes.
Ensina-nos a estarmos recetivos à Tua presença. Mostra-nos como podemos receber o Teu Amor para que O possamos viver profundamente em cada dia, em cada momento.
Nesta Quaresma, nesta quarentena ajuda-nos a procurar tempos e espaços para estarmos juntos. Hoje, ensina-nos como ouvir e falar Contigo.

PALAVRA DE DEUS
Falas hoje connosco através do Evangelho escrito pelo Teu amigo Mateus (5, 17-19):
“Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu.”

PISTAS
Enquanto preparava estas pistas encontrei outra tradução para a frase de Jesus: “Não julgueis que vim para abolir a Lei ou os profetas, não vim para os abolir, mas sim para os cumprir”. Esta versão não tem a palavra “perfeição” que, às vezes, pode ser assustadora e desencorajadora. Pois quem consegue ser perfeito a não ser Deus? Parece que não é para nós.
Porque é que disseste estas palavras, Jesus? Parece que as pessoas ainda não haviam interpretado e compreendido quem é Deus e, então, nasces Tu, Jesus, avizinhas-Te, ensinas com palavras e mostras na vida o que é o amor, o perdão e a compaixão.
Tu, Jesus, uma pessoa, passas a caminhar ao nosso lado, de modo próxima e íntimo. Nunca mais estaremos verdadeiramente sós, ainda que o possamos sentir. Realmente este é o cumprimento, o resumo de toda a Lei, ainda que não seja simples e claro. Falo por mim, há tantas coisas que não entendo. Ainda estou a aprender e a procurar viver o amor, na relação Contigo e com os outros, pois não sei vivê-lo (cumpri-lo). Porém, há uma grande, uma enorme esperança: a Palavra cumpre-se na liberdade de cada um… não apenas no passado, mas hoje e no futuro.
Quero viver este desafio Contigo, Jesus, de sair de mim e servir? Ir ao encontro dos outros... Deixar-me amar para poder amar. É algo que me pode fazer profundamente feliz.

ORAÇÃO FINAL
Senhor, agradeço-Te porque nos desafias a viver com alegria, simplicidade, leveza e paz. Confias e esperas por nós com amor. Não significa que a vida seja fácil, sem sofrimento ou conflito, mas estamos acompanhados continuamente (por Ti e pelos outros) e somos chamados a seguir-Te, qualquer que seja a nossa realidade.
Onde e como me queres, hoje, Jesus?

Diz-me,.. Amém!

Sem comentários:

Enviar um comentário