domingo, 15 de fevereiro de 2015

Dom Arlindo Furtado, Cardeal de Cabo Verde

Cardeal Dom Arlindo, após investidura pelo Papa, sábado, 14 de fevereiro, num momento de confraternização, em Roma, com convidados e visitantes caboverdeanos.
Cardeal Dom Arlindo, após investidura pelo Papa, sábado, 14 de fevereiro, num momento de confraternização, em Roma, com convidados e visitantes caboverdeanos.

Cabo Verde, já pode dizer, Habemus Cardeal, na pessoa de Dom Arlindo Furtado, nomeado, este sábado, pelo Papa Francisco, em cerimónia especial, na Cidade do Estado católico do Vaticano, em Roma, na Itália.

Efectivamente, durante cerimónias especiais, o Sumo Pontífice, Papa Francisco, investiu, oficialmente, este sábado,14 de fevereiro, os 20 novos Cardeais, 15 deles, com estatuto de eleitor, entre os quais, o até agora, Bispo de Santiago, em Cabo Verde,  Dom Arlindo Gomes Furtado.
Estes 20 cardeais, já tinham sido escolhidos pelo Papa, Francisco, no dia 5 de janeiro, deste ano, figurando entre eles, ainda, dois outros lusófonos, o moçambicano, Dom Júlio Duarte Langa, Bispo de Xai-Xai e o Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, mas que devido, às suas idades avançadas, não terão poder de eleitores, com o caboverdeano, Arlindo Furtado, mais novo.
No acto da investidura, que decorreu na Cidade do Estado do Vaticano, o Papa Francisco, exortou aos novos Cardeias, a "terem sentido de justiça, de caridade e solidariedade", advertindo-os ainda, para a  tentação da "inveja, do orgulho, da raiva e do rancor".
O caboverdeano, Cardeal Arlindo, disse, em entrevista, à RFI, ter entendido, a mensagem do Papa, e que é missão da Igreja Católica, "estimuar cada cidadão e cada crente, estarmos atentos, uns aos outros, e fazermos com que, a fraternidade, não seja apenas, um discurso bonito, mas que tenha um corpo, uma encarnação, na forma, de nos relacionarmos, uns com  os outros."  
Fonte e link: http://www.portugues.rfi.fr/africa/20150214-dom-arlindo-furtado-cardeal-de-cabo-verde

Sem comentários:

Enviar um comentário