terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Advento: chamado para “estarem prontos para a vinda do Senhor”, pela sobriedade e oração, diz Bento XVI

Fonte: http://www.gaudiumpress.org

O Advento nos exorta a "estarmos prontos para a vinda do Senhor", observou o Santo Padre ontem, no primeiro domingo do ano litúrgico, durante a Oração do Ângelus na Praça de São Pedro.
Explicando o sentido do tempo do Advento, Bento XVI reafirmou que os cristãos devem ser um sinal do amor e da justiça de Deus "em meio das agitações do mundo, ou dos desertos da indiferença e do materialismo".
No início de suas palavras, o Papa explicou o sentido das leituras do primeiro domingo do Advento. Elas falam da espera da segunda vinda de Jesus Cristo.
O Advento "na linguagem cristã, recordou o Santo Padre, refere-se à vinda de Deus, à sua presença no mundo: um mistério que envolve inteiramente o cosmo e a história, mas que conhece dois momentos culminantes: a primeira e a segunda vinda de Jesus Cristo", isto é, a Encarnação e o retorno glorioso no final dos tempos.
Esses dois momentos nos falam sobre o inteiro desígnio de salvação de Deus, que "está sempre em ato" e "requer continuamente a livre adesão e colaboração do homem". A Igreja também "vive dirigida à memória de seu Senhor" e na expectativa "de esperança vigilante e operosa" no seu retorno. É também um chamado dirigido a todos para "estarem prontos à vinda do Senhor" através da sobriedade e oração.
"Em meio das agitações do mundo, ou dos desertos da indiferença e do materialismo, - continuou o Pontífice - os cristãos acolhem de Deus a salvação e o testemunham com um diverso modo de viver, como uma cidade colocada sobre um monte". São "sinal do amor de Deus, da sua justiça que está presente na história mas que não está ainda plenamente realizada, e portanto, deve ser sempre esperada, invocada, buscada com paciência e coragem", concluiu o Papa. (AA/JS)

Sem comentários:

Enviar um comentário